Servidores do Depasa participam de atualização profissional

Valorização do servidor e formação continuada são algumas das estratégias para fortalecimento da nova gestão da empresa  

Os servidores do Depasa, profissionais de diferentes áreas de atuação, participam de cursos de atualização profissional no Acre e também fora do estado. A primeira atualização profissional para os servidores que atuam na assessoria jurídica, setor de licitações e controle interno aconteceu durante o Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos, de 6 a 8 de novembro, em Brasília.

Durante o evento, os servidores participaram de cursos com auditores internos, que são os que fazem as análises de contratos de obras públicas da União e tiveram oportunidade de atualizar as informações acerca das mudanças previstas nas regras que regem a realização de licitações e contratos no Brasil. Entre os palestrantes está Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, autor de várias obras sobre o tema. “Todos nossos pareceres e fundamentações têm doutrinações dele, também tivemos a participação de ministros do Tribunal de Contas da União, como Benjamim Zymler e André Luiz , para nós foi algo engrandecedor”, destaca uma das assessoras jurídicas do Depasa, Larissa Ferreira.

O conteúdo programático abordou temas relativos à Lei de Licitações e Contratos ( Lei nº 8666, de 21 de junho de 1993), bem como mudanças mais significativas previstas já para o ano de 2020.  “Não só na parte de licitações como também na execução de contratos, onde ainda temos gargalos a serem dirimidos. Foram mostradas as melhores soluções para que a gente possa aplicar  da melhor forma a solucionar e dar melhor andamento às licitações e contratos” , lembra Larissa.

Para a assessora jurídica do Depasa, a participação no evento foi de fundamental importância para que a equipe possa atuar melhor ante as alterações que estão por vir. As mudanças mais significativas dizem respeito às ações de planejamento e controle interno.  “O controle interno, que até então só atuava na finalização, liquidação da despesa, passará a atuar agora também na fase licitatória, desde o início do processo”. Para dar início à licitação, o processo deverá conter parecer do despacho do controle interno sobre aquela contratação, se consta documentação necessária.

Outra novidade já prestes a ser aprovada em lei é o Plano Anual de Contratação, instrumento que a partir de 2020 deverá ser obrigatório como parte do planejamento estratégico dos órgãos da administração pública.  “Ainda este ano deve ser apresentado o plano de contratações para o ano de 2020″, explica Larissa.

Outra alteração importante refere-se à possibilidade do uso de pregão para serviços comuns de engenharia. Todas as mudanças devem ocorrer caso o projeto,  já aprovado na Câmara Federal e em tramitação no senado, seja aprovado sem alterações.

Investimento

A valorização dos servidores e o investimento na formação continuada dos profissionais é uma das prioridades da nova gestão do Depasa. Nos primeiros 10 meses de gestão, o programa de formação contemplou profissionais de diversas áreas na capital e no interior do estado.

Nos municípios do interior, o treinamento em Segurança na Limpeza e Manutenção de Bombas Flutuantes realizado pelo Depasa, em parceria com o Corpo de Bombeiros,  alcançou 190 trabalhadores das estações de captação do Depasa em 19 municípios.

No interior do estado, treinamentos alcançaram 190 trabalhadores das unidades do Depasa em 19 municípios Foto: Assessoria Depasa

Na capital, o programa mais recente contemplou quatro equipes dos setores operacional e administrativo.  Só nos últimos 10 meses, o investimento na atualização profissional do servidores foi de quase R$ 50 mil, viabilizando a participação em cursos, eventos relevantes relacionados à atividade fim da concessionária dos serviços de água e saneamento, além de visitas técnicas a concessionárias de outros estados e regiões do país.

“O objetivo é tornar o Depasa mais eficiente. Com as visitas técnicas a gente aprende com quem já faz o que está dando certo. Com os cursos e treinamentos esperamos ter pessoas qualificadas capazes de dar celeridade aos nosso processos para fazer as acontecerem.Todo dias temos que resolver alguma coisa, melhorar a captação, a rede de esgoto, melhorar processos de obras, precisamos ter gente que saiba como fazer isso de maneira competente, eficiente com celeridade. Pra isso estamos investindo e vamos continuar investindo para melhorar cada dia mais para levar ao nosso cliente, que é o cidadão, um serviço de maior qualidade. Com uma gestão mais eficiente os resultados vão aparecer, a gente vai melhorar a empresa”, destaca o diretor de administrativo e financeiro Edson Siqueira.

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