Servidores da Sesacre aderem à campanha de luta contra o câncer de mama

DSC_0238
O objetivo é reforçar o alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Nesta terça-feira, 11, os servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) vestiram-se de rosa em homenagem ao Outubro Rosa, mês dedicado à luta contra o câncer de mama em todo o mundo.

A campanha visa estimular a detecção precoce da doença e informar a população sobre os serviços de saúde, diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade por esta causa.

Para dar início às ações do Outubro Rosa que serão realizadas pela Sesacre, a equipe da Divisão de Saúde da Mulher, do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), realizou uma atividade, no quinto andar da Secretaria, para conscientizar sobre a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Marize Lucena, secretária adjunta de Atenção à Saúde, disse que outubro foi o mês escolhido para intensificar as ações de combate ao câncer de mama e alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença.

“A campanha Outubro Rosa é um alerta à sociedade para a prevenção do câncer de mama, tanto nos homens, quanto nas mulheres. Como a maior incidência é no sexo feminino, o Outubro Rosa faz um chamamento às mulheres, principalmente àquelas com mais de 50 anos e as que têm casos da doença na família, para que busquem os serviços de saúde e façam os exames preventivos de câncer de mama, para que, quando detectado precocemente, elas possam fazer o tratamento adequado e viver com mais qualidade ao lado de seus familiares”, alertou Marize.

Servidores usaram roupa rosa para dar mais visibilidade à campanha (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Servidores usaram roupa rosa para dar mais visibilidade à campanha (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Mamografia

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde (MS) é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. No Acre, a mamografia é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro de Controle Oncológico (Cecon).

Outubro Rosa

O movimento popular Outubro Rosa é internacional e começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter