O Instituto Federal do Acre (Ifac), em parceria com a Organização em Centros de Atendimento (OCA), realiza o curso de Libras destinado aos servidores que trabalham diretamente no atendimento ao público da Central.
O Curso Básico de Libras se iniciou nesta semana, com duração de 80 horas, ministrado pelos professores do Ifac John Lima e Denise Pontes. A capacitação objetiva o conhecimento da Linguagem de Sinais, removendo as barreiras da comunicação que dificultam as relações interpessoais dos surdos.
“A ideia é qualificar ainda mais os profissionais da OCA para receber os cidadãos que tenham dificuldade de se comunicar e necessitam da linguagem de sinais. Durante esses três meses de curso, mais de 30 profissionais participam desta qualificação”, destacou a diretora-geral da OCA, Margareth Cavalcanti.
Para o professor John Lima, o aprendizado é como o de um novo idioma. “Precisamos estar dispostos e o grupo aqui é bastante interessado e aprende rápido. Para o usuário que têm deficiência auditiva, é um ganho que servidores públicos tenham algum conhecimento da linguagem de sinais”, comentou.
Lima diz ainda que o Ifac desenvolve a qualificação em vários órgãos públicos. “Este mesmo curso de linguagem de sinais está sendo ministrado para os servidores da Polícia Civil.”