Servidores da maternidade participam de curso sobre massagem shantala

“A shantala é uma conversa amorosa e silenciosa entre a mãe e o bebê” - Bento Marques (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
“A shantala é uma conversa amorosa e silenciosa entre a mãe e o bebê”, diz  Bento Marques (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

Mais que uma massagem, a shantala proporciona um momento de troca de carinho e interação entre mães e filhos, fortalecendo o vínculo e contribuindo para um relacionamento familiar harmônico. Para incentivar a utilização dessa técnica, servidores e mamães de bebês internados na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, receberam aulas da tradicional massagem indiana nesta quarta-feira, 29.

Ministrado pelo massoterapeuta Bento Marques, o curso tem como objetivo ensinar, por meio da teoria e da prática, a massagem como método preventivo e intervenção de baixo custo, com uma abordagem atualizada sobre o ato de tocar, a importância do afeto e a interação social no desenvolvimento humano.

“Levamos aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais que lidam diretamente com as crianças, e também às mães, as técnicas de alicerce para o amor, para a prevenção da saúde mental e para a boa convivência familiar”, garantiu Marques.

Jigliane de Oliveira, 23, está aguardando pela saída do filho Fernando Aquiles, nascido prematuramente há 20 dias, da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) da maternidade. Ela participou da aula. “Pude perceber que realmente o bebê se acalmou e relaxou na minha perna. Ficou cochilando todo o tempo. Vou continuar fazendo a massagem nele e na minha filha de seis anos”, disse.

Técnica milenar

Surgida na Índia há milhares de anos, a massagem apresenta resultados positivos comprovados cientificamente. É muito utilizada em bebês com traumas de nascimento e crianças hiperativas, a fim de estimular a inteligência para um melhor rendimento escolar e contribuir para um relacionamento familiar harmônico.