Conhecimento

Servidores da Emater realizam palestra sobre educação ambiental para estudantes do Instituto Federal da Baixada do Sol

Com o objetivo de enriquecer o currículo escolar de mais de 10 alunos do Curso Técnico de Zootecnia, do Instituto Federal do Acre (Ifac) – Campus Baixada do Sol, servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater-AC) realizaram uma palestra dividida em dois blocos, que abordou os impactos das queimadas no bioma nacional e regional e o objetivo da extensão rural. A ação educativa foi realizada nesta quinta-feira, 28, na sala do Campus.

Alunos puderam relacionar teoria e prática durante a palestra. Foto: Jean Lopes/Emater

Os alunos do Curso de Zootecnia interagiram e relacionaram a teoria às práticas mencionadas durante a exposição do assunto, principalmente no que tange ao despejo de lixo nos igarapés, queimadas, acúmulo de plástico e demais fatores que levam ao agravamento de doenças, aumento da temperatura e mudanças no clima.

Aluno do terceiro período de Zootecnia do Ifac, Edemilde Paulino relatou: “Gostaria de agradecer pela disponibilidade dos palestrantes, que compartilharam vários conhecimentos, e isso acrescenta muito e agrega experiências para nós, que estamos concluindo o curso.

Na palestra, a servidora da Emater, Socorro Rodrigues, falou acerca da biodiversidade, e disse: “Precisamos ter uma conscientização sobre nosso papel social quanto à preservação dos seres vivos, pois se não o fizermos, as nossas ações, associadas a degradação ambiental,  chegarão em um patamar irreversível”.

Equipe da Emater aborda aspectos da educação ambiental e conscientiza sobre ações prejudiciais ao meio ambiente. Foto: Jean Lopes/Emater

Técnico em extensão rural da Emater, o servidor João de Jesus Melo expôs aspectos da extensão rural e tratou sobre o processo educativo: “A extensão é um processo educativo que abrange o conhecimento, investimento e a comercialização rural, que estão vinculados à universidade e aos institutos”, explicou.