Servidores da Educação de Cruzeiro do Sul atuam junto aos desabrigados pela enchente do Rio Juruá e seus igarapés

Os servidores do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) de Cruzeiro do Sul têm atuado de forma intensiva para ajudar as famílias atingidas pela enchente do Rio Juruá e seus igarapés. O apoio se dá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social do Estado.

“Este momento é de união, de juntar forças e amenizar o sofrimento das famílias atingidas pela enchente”, disse a coordenadora do núcleo, Ruth Bernardino.

O trabalho humanitário se iniciou com o apoio à campanha Juruá Solidário, criado pela primeira-dama da cidade, Lourdes Lima, que tornou o Núcleo da Educação um dos pontos de arrecadação das doações.

O apoio se dá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social. Foto: Cedida

Os servidores também se envolveram na ação e passaram a visitar as escolas estaduais que servem de abrigo, verificando as principais necessidades das famílias atingidas.

A equipe de Ensino se dividiu e montou grupos para arrecadar diversos produtos necessários neste momento. Entre eles, estão roupas e sapatos (adultos e infantis), fraldas descartáveis, alimentos, água potável, colchões, kit de higiene pessoal, material de limpeza, mais de 80 kits com cadernos, giz de cera, lápis de cor e de pintura, para a realização de atividades com as crianças. Além disso, há uma intensa mobilização entre amigos e grupos para doação de ração para os animais desabrigados.

“É extremamente gratificante a experiência de poder ajudar o próximo em um momento tão difícil. Com fé e empenho em ações como essas, dias melhores virão”, disse José Adriano Silva, coordenador da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo.

A ação solidária também se faz presente pelos servidores com apoio, acompanhamento e entrega de mantimentos às famílias que permaneceram em suas casas. Foto: Cedida

Mas o trabalho da Educação continua e tem sido árduo neste período de pandemia e enchentes que afetam o estado e municípios. O planejamento e a realização de formações, por meio de lives, e o apoio às equipes gestora das escolas têm sido constantes, tanto para finalizar o ano letivo de 2020, como para iniciar o de 2021. E também há o atendimento pedagógico às famílias abrigadas nas escolas.

“Temos uma equipe muito aguerrida e  solidária, que compõe as diversas modalidades e setores internos e externos do núcleo da SEE. Juntos, vamos superar este momento difícil para todos nós”, destacou Rocinete Santos, coordenadora de Ensino do Núcleo.

A equipe de Ensino se dividiu e montou grupos para arrecadar diversos produtos necessários neste momento. Foto: Cedida

A ação solidária também se faz presente pelos servidores, junto com a equipe da Defesa Civil e da Assistência Social, com o apoio, acompanhamento e entrega de mantimentos às famílias que permaneceram em suas casas.

O governo do Estado e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul atuam em conjunto para levar serviço de saúde às vítimas da enchente, além de manter as unidades de saúde em alerta máximo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter