Atividade é promovida pelo governo do Estado em parceria com Escola de Governo, Seplan e Senai
Com o proposito de melhorar cada vez a segurança e a rede de Tecnologia da Informação (TI) do Estado, valorizar os servidores dessa área e otimizar o atendimento aos usuários, o governo do Acre inicia este mês uma série de capacitações para servidores que atuam na área de TI.
A primeira turma de doze servidores que representam nove secretarias iniciou o curso de capacitação em redes de TI na quinta-feira, 30, no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Na manhã desta sexta-feira, 1°, a primeira turma da capacitação recebeu a visita da equipe responsável pela consolidação do curso, a representante da Escola de Governo Núria Merched, Carlos Alberto Rebello, do departamento de TI da Secretaria de Planejamento, e Mozani Mariano do Senai.
De acordo com Carlos Alberto Rebello, da Seplan, ações com esse objetivo estão sendo desenvolvidas pelo governo do Estado desde o início da gestão de Tião Viana. Rebello destaca que uma das primeiras ações foi modificar o sistema de correio eletrônico que era utilizado pelos servidores públicos do Estado há mais de uma década.
“O governador Tião Viana entende que capacitar servidores não significa mais gastos, mas sim investimentos para o Estado, melhoria na qualidade de serviços, na redução de gastos e isso facilita o dia-a-dia dos trabalhadores e usuários”, destaca Rebello.
Para que o Senai ministrasse o curso para os servidores públicos, foi necessário preparar uma grade curricular diferenciada para que se ajustasse às necessidades do Estado. O servidor Lucas Montysuma, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), afirmou que a iniciativa do governo faz com que os funcionários sintam-se valorizados. “Nós reconhecemos o esforço feito pelo Estado para oferecer esse curso aos funcionários”, disse.
Mozani Mariano, representante do Senai, revelou que o laboratório utilizado pelos funcionários públicos em capacitação possuem equipamentos modernos e custou R$ 500 mil.
Um destaque que traz bons resultados ao Acre
Esse mesmo laboratório no qual os servidores estão recebendo treinamento é o local onde Maria Priscianne, 18, atua como instrutora trainee. Apesar de muito jovem, ela tem uma história de quatros ano com o Senai.
A instrutora Priscianne, ainda na época de aluna do Senai, levou o nome do Acre em destaque para uma competição internacional chamada World Skill América – maior torneio de educação profissional das Américas. A acreana ficou em segundo lugar na competição, perdendo apenas para um jovem de São Paulo.
“Foi uma vitória muito importante, e por questão de décimos não conquistei a vaga para a competição mundial que seria em Londres. O Departamento Nacional do Senai ficou muito impressionado com a conquista do Acre e isso colaborou para que nós conquistássemos investimentos tão significativos para nosso laboratório. O empenho dos instrutores, o meu e o trabalho da instituição possibilitaram esses avanços para a nossa unidade”, celebra a instrutora.