Serviços digitais na OCA têm média diária de aproximadamente 100 atendimentos

Com o avanço da Internet, atualmente é muito mais prático e rápido acessar serviços públicos de interesse do cidadão. Mas mesmo com o crescimento da tecnologia, nem toda a população tem familiaridade com o uso de sites ou aplicativos de internet, o que dificulta o acesso a esses serviços.

Cadastro do Microempreender Individual (MEI), carteira ID Jovem e emissão de taxa do INSS são alguns dos serviços que se encontram nos Serviços Digitais. Foto: Ascom OCA

Foi pensando nisso que a Organização em Centros de Atendimento (OCA) implantou um espaço dedicado ao atendimento de serviços digitais em todas as suas centrais, com o intuito de ajudar o cidadão a ter acesso e orientação de qualidade aos serviços que necessita, cumprindo seu papel de democratizar e desburocratizar o acesso a serviços públicos. 

Os serviços digitais são atividades feitas pela internet, porém o diferencial encontra-se no formato que esse atendimento é feito na OCA. Os agentes da central são capacitados para atender o cidadão sobre mais de 60 tipos de serviços que podem ser feitos exclusivamente via internet, auxiliá-lo em suas consultas e prestar informações atualizadas sobre estes serviços, que vão desde impressões de documentos como cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), cadastro e acesso à Carteira de Trabalho Digital, primeira e segunda via do CPF e título de eleitor, além da impressão de certidões, declarações, formulários e até mesmo o agendamento do passaporte.

Atualmente, a média diária são mais de 100 atendimentos e os serviços mais procurados são segunda via do CPF; certidões; agendamento de passaporte e segunda via do título de eleitor. Foto: Ascom OCA

Os testes para que esse serviço pudesse ser implementado iniciaram em agosto de 2022, mas somente em outubro do mesmo ano os atendimentos foram efetivados. O primeiro dia totalizou 40 atendimentos e, desde então, a procura pelo serviço só tem aumentado.

“Estamos sempre buscando inovação e modernização, mas não perdemos de vista que nosso público é plural e estamos constantemente buscando práticas de promover o acesso facilitado a todos os serviços, com inclusão, acessibilidade, respeito e eficiência. Atender bem também é estarmos atentos a todas as particularidades do público e, embora as tecnologias facilitem o acesso para uma parcela, pode trazer dificuldades para outra, por isso criamos o balcão de atendimento exclusivo de serviços digitais, atentos às possíveis dificuldades de acesso a esses serviços, a população aprovou e tem utilizado bastante”, explica a diretora da OCA, Francisca Brito.

Na OCA Rio Branco, os serviços digitais encontram-se na Praça Verde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Também são oferecidos na OCA Xapuri e na OCA Cruzeiro do Sul.

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