Serviços de média e alta complexidade estão garantidos pelo MS no Acre

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 16, a portaria 257 do Ministério da Saúde (MS), que libera o montante anual de R$ 862.833,72 a ser incorporado ao limite financeiro de média e alta complexidade de Rio Branco.

O recurso é destinado a leitos de UCI Canguru e UTI tipo II das duas unidades de saúde (Foto: Arquivo Secom)
Recurso é destinado a leitos de UCI Canguru e UTI tipo II das duas unidades de saúde (Foto: Arquivo Secom)

O valor será utilizado para a manutenção dos leitos da Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCInCa) da Maternidade e Clínica de Mulheres Bárbara Heliodora, integrante da Rede Cegonha, e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tipo II do Hospital Santa Juliana.

Para receber a habilitação, as duas unidades tiveram que se enquadrar nos critérios de classificação e habilitação de leitos de Unidade Neonatal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), recebendo primeiramente o valor necessário para investir em aquisição de materiais e equipamentos, estruturar o ambiente e qualificar profissionais.

“O processo para habilitação teve início no segundo semestre do ano passado. Todas as providências necessárias foram tomadas para que as unidades se tornassem aptas a receber o recurso”, explicou Pryscilla Aguiar, da Divisão de Saúde da Criança da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Ainda segundo Priscylla, o recurso proporcionará a melhoria da qualidade dos serviços prestados a gestantes, puérperas e recém-nascidos das unidades. “Consequentemente, isso contribuirá para a redução dos índices de mortalidade materno-infantil no estado”, acrescentou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter