Serviço de transplante realizado no estado é pauta de reunião

Continuação de projeto garante qualidade de vida para pacientes (Foto: Diego Tenutti)
Continuação de projeto garante qualidade de vida para pacientes (Foto: Diego Tenutti)

O secretário de Estado de Saúde (Sesacre), Armando Melo, acompanhado da secretária adjunta, Paula Mariano, esteve reunido na tarde desta quinta-feira, 22, com Tércio Genzini, especialista em transplante, e com a gerente do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Hospital das Clínicas (HC), Edna Gonçalves.

Na reunião foi tratada a manutenção da parceria, que oferece serviços de saúde para pacientes com doenças hepáticas, além do andamento e ampliação do projeto para cirurgias do fígado, vias biliares e pâncreas, que são cirurgias de alta complexidade.

Segundo com o secretário de Saúde a continuação da parceira no projeto facilita o acesso aos pacientes que aguardam na fila por transplante, no Acre.  “Atualmente, 13 pacientes compõem a fila de transplante de fígado no Acre. Esses pacientes estão à espera de uma vida melhor, e é isso que pretendemos garantir”, ressalta.

No Acre, o primeiro transplante foi realizado em abril do ano passado. Após o sucesso do primeiro transplante, mais três foram feitos no decorrer de 2014. Os transplantes foram realizados por uma equipe de médicos do Acre e de São Paulo, comandados pelos médicos especialistas Tércio Genzini e Isamu Lima.

“Todos os transplantes realizados até momento foram bem sucedidos e os pacientes estão muito bem. Já fazemos aqui todo o pré e pós-operatório e a cirurgia, então estamos caminhando para uma situação de autonomia, onde os pacientes não mais precisam sair do estado”, explica Genzini.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter