Pacientes poderão realizar tratamento de nefrologia em Cruzeiro do Sul

“Estou contando os dias para poder rever minha família que não vejo há mais de oito meses”, comentou Maria da Glória da Silva (Foto: Luciano Pontes/Secom)
“Estou contando os dias para poder rever minha família que não vejo há mais de oito meses”, comentou Maria da Glória da Silva (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Maria da Glória da Silva, de 51 anos, natural de Cruzeiro do Sul, realiza há mais de oito meses tratamento de hemodiálise no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. “Faço esse tratamento em Rio Branco com muito sacrifício, porque não tenho família aqui, não conheço ninguém e estou morando de aluguel. Por isso, não vejo a hora de voltar para perto de minha família”, comentou emocionada.

A emoção de Maria foi proporcionada pela notícia de que uma clínica ofertará o tratamento dela em Cruzeiro do Sul. A Clínica de Doenças Renais do Vale do Juruá que irá ofertar o serviço de nefrologia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), será inaugurada neste sábado, 24, a partir das 18 horas. A clínica fica ao lado do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

“É com grande alegria que recebo a notícia de que poderei voltar a minha cidade natal, Cruzeiro do Sul, e dar continuidade ao tratamento nos rins. Estou há mais de quatro anos na capital”, destacou o aposentado de 74 anos Lauro Antônio Dias, quando soube da notícia de que o serviço de nefrologia será disponibilizado no Vale do Juruá.

Dias sofre de insuficiência renal e é submetido às sessões de hemodiálise, três vezes por semana. “Foi difícil para mim e minha família, pois em Cruzeiro do Sul esse serviço não era feito e eu tive que me mudar para Rio Branco”, relatou.

“Graças a Deus e a atenção de meus familiares e equipe hospitalar tudo ocorreu de forma surpreendente, ao chegar em Rio Branco fiquei na casa de amigos, mas logo adquiri uma residência. Toda a assistência é dada pelo governo do Estado, até transporte para vir realizar as sessões de hemodiálise”, contou o aposentado.

Quem pode contar com o serviço de nefrologia?

O serviço atenderá pacientes de todo o Vale do Juruá – Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Mâncio Lima, Feijó, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Porto Walter e Rodrigues Alves – a clínica conta com 20 máquinas para atender a população.

Atualmente, 22 pacientes naturais do Vale do Juruá realizam hemodiálise em Rio Branco. O setor de Nefrologia do HC atende cerca de 250 pacientes que realizam três sessões de hemodiálise e diálise por semana, podendo atender até 34 pacientes ao mesmo tempo.

“Além do atendimento ambulatorial e dos tratamentos de hemodiálise e diálise peritoneal, os pacientes recebem gratuitamente medicamentos para continuidade do tratamento”, enfatizou a médica nefrologista Crenilda Oliveira.

Crenilda acrescentou que os casos mais comuns que levam os pacientes ao serviço de nefrologia são de insuficiência renal aguda, adquiridas por infecções, medicamentos ou problemas que interferem no funcionamento dos rins. Esses pacientes fazem tratamento até apresentarem melhoras, e recebem do governo federal um equipamento para realizar o procedimento em casa. Já os portadores de insuficiência renal crônica fazem hemodiálise de forma contínua ou até submeterem-se ao transplante de rins.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter