Serviço de hemodiálise em Cruzeiro do Sul completa dois meses

Atualmente 16 pacientes no tratamento de hemodiálise em Cruzeiro do Sul. A capacidade da clínica é de 150 (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Atualmente há 16 pacientes no tratamento de hemodiálise em Cruzeiro do Sul. A capacidade da clínica é de 150 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana visitou na manhã deste sábado, 15, a Clínica de Doenças Renais do Vale do Juruá, em Cruzeiro do Sul. O espaço de hemodiálise está em funcionamento há dois meses e já atende 16 pacientes com um serviço humanizado, de alta qualidade e tecnologia de ponta que beneficia toda a população da região do Juruá.

Mesmo sendo uma clínica privada, os serviços são pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do governo do Estado, sem custos para os pacientes. Ao todo são 25 máquinas para filtragem do sangue. No primeiro momento, a clínica poderá tratar 92 pacientes em dois turnos, com capacidade máxima de 150 pacientes em três turnos.

“Tem coração, sentimento, profissionalismo, muita coisa boa para cuidar dessas pessoas. Uma empresa familiar que resolveu adotar esse serviço, resultando numa parceria público-privada de muita dignidade, de amor, para esses pacientes renais do Juruá que eram obrigados a viver em outros lugares durante seu tratamento e agora podem voltar para casa”, disse o governador.

secom_acreSV15082015 (2)
Governador foi ao local acompanhar o trabalho que vem sendo realizado há dois meses (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Segundo a médica Alinny Rodrigues, uma das sócio-proprietárias da clínica, o espaço está recebendo aos poucos os pacientes da clínica de hemodiálise de Rio Branco que moravam no Juruá, mas tiveram de se mudar para fazer o tratamento.

Também estão registrando pacientes oriundos de Manaus, Belém e Porto Velho. “O serviço está fluindo bem, e acredito que teremos um futuro brilhante pela frente, agora com planos de abrir uma clínica também em Rio Branco, com a mesma qualidade”, revela.

O senador Jorge Viana também esteve acompanhando a visita e relembrou quando, ainda como governador, o desafio de implantar a hemodiálise no Acre. “Ver essa clínica em Cruzeiro do Sul toca o melhor sentimento da gente, de fé, de confiança, de que podemos fazer grandes mudanças pela saúde. Quando implantamos a hemodiálise no Acre, eram 60 famílias na época que tinham que se tratar fora do Estado. E agora vemos esse serviço chegar no Juruá”, conta o senador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter