Instituto Dom Moacyr forma sete turmas em Cruzeiro do Sul

Mais 133 profissionais aptos ao mercado de trabalho (Foto: Flaviano Schneider)
Mais 133 profissionais aptos ao mercado de trabalho (Foto: Flaviano Schneider)

Em solenidade realizada em Cruzeiro do Sul na sexta-feira, 14, 133 alunos receberam seus diplomas após terem concluído cursos técnicos ofertados pelo governo do Estado, por intermédio do Instituto Dom Moacyr (IDM). Parentes, padrinhos, população e autoridades lotaram o Teatro dos Nauas. A diretora–presidente do IDM, Rita Paro, a secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, o coordenador-geral do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá (Ceflora), Raimundo Evilásio dos Santos e o vereador Valdemir Neto prestigiaram o evento.

Os cursos de Agropecuária, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística e Serviços Públicos foram financiados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e executados pelo Ceflora.

Já o Curso Técnico em Agroecologia tem como financiador o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e foi executado pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica Roberval Cardoso que fica situado em Rio Branco. A turma de formandos deste curso, num total de 37, são todos da regional Juruá/Tarauacá/Envira.

O formando Elizandro Silva Costa, que é de Marechal Thaumaturgo, comenta que teve dificuldade por ficar longe da família, mas acredita que agora, de volta à cidade natal, vai poder ser muito útil com os conhecimentos adquiridos. “Sou filho de produtores. Hoje posso levar assistência técnica para minha comunidade”. Elizandro comemora o fato de já estar contratado.

Muitos já empregados

Jhuliene acredita no potencial do turismo em Cruzeiro do Sul (Foto: Flaviano Schneider)
Jhuliene acredita no potencial do turismo em Cruzeiro do Sul (Foto: Flaviano Schneider)

A diretora do IDM, Rita Paro, destacou a importância do Pronatec. Segundo informou, o programa já beneficiou mais de 8 milhões em todo o Brasil. No Acre o programa já chegou a 70 mil pessoas. “Preparamos nossa mão de obra com qualidade para o mercado de trabalho”. A diretora salienta o fato de que muitos dos formandos já estão colocados no mercado de trabalho.

Embora ainda não esteja empregada, a formanda Jhuliene de Souza Ferreira, que concluiu o curso de Guia de Turismo, acredita que vai ter muita oportunidade de trabalho, em razão do potencial turístico da região do Juruá. Ela destaca no curso uma viagem que fez com os colegas, como parte da formação, de visita a várias cidades do Acre.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest