Com o propósito de fortalecer e impulsionar as políticas afirmativas para as mulheres do Alto Acre, a titular da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, esteve na quarta e quinta-feira, 19 e 20, em Brasileia, reunida com as gestoras municipais dos Organismos de Mulheres e Rede de Atendimento à Mulher do Alto Acre.
Durante o encontro, os participantes tiveram acesso às ações de gênero desenvolvidas pelo governo do Estado, por meio da SEPMulheres, bem como os investimentos do governo federal na área em questão.
A criação dos comitês gestores das Redes de Cuidados no Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual dos municípios do Alto Acre também foi discutida. A meta é que até abril eles sejam efetivados para que possam monitorar e acompanhar os atendimentos locais, bem como gerenciar a interlocução dos serviços que compõem a Rede.
Para Concita Maia, o momento é de fortalecimento da política acreana. “Reunir as diversas instituições para debater o patamar das nossas políticas nos fortalece. Estamos consolidando as políticas de gênero nos municípios do Acre”, ressaltou.
Atendimento especializado
Na ocasião, as gestoras e os parceiros da Rede de Atendimento conhecerem o trabalho desenvolvido pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher do Alto Acre (Ceam/Alto Acre), instrumento de acolhimento às vítimas, gerido pela SEPMulheres.
“Essa interação e troca de experiências, proporcionada pelo governo do Estado, é muito importante para fortalecer a Rede de Atendimento à Mulher. No fim, quem sai ganhando são as usuárias dos serviços que nós oferecemos”, disse a coordenadora do Ceam/Alto Acre, Sheyvane Magalhães.