SEPMulheres firma parceria com Movimento de Camponesas

A titular da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, reuniu-se na tarde desta sexta, 14, com as coordenadoras do Movimento de Mulheres Camponesas do Acre (MMC), Fabiana Regina Amaral e Geovana Castelo Branco. O encontro selou a parceria entre as instituições para a realização da Primeira Feira Feminina de Produtos Orgânicos.

As hortas são cultivadas em formatos de mandalas (Foto: Assessoria SEPMulheres)
As hortas são cultivadas em formatos de mandalas (Foto: Assessoria SEPMulheres)

A ideia da Feira surgiu da necessidade de comercialização dos produtos cultivados pelas ativistas. Ao todo, 15 hortas, entre os municípios de Sena Madureira, Plácido de Castro e Bujari, são mantidas pelo grupo. O plantio segue o modelo de organização da permacultura, técnica que planeja e cuida de sistemas agrícolas estáveis e que causam reduzido impacto ambiental.

As hortas, cultivadas em formatos de mandalas, possuem sua estrutura física composta por produtos recicláveis, como garrafas pets, cascas de frutas e restos de madeiras reaproveitáveis. “Lutamos em defesa da vida. Tudo o que é considerado lixo, é reaproveitado por nós”, destacou Geovana Castelo Branco.

A feira está prevista para ser realizada em janeiro de 2015. “A parceria com o MMC já existe desde 2011. Iniciaremos, agora, uma possibilidade concreta de apoiarmos atividades que buscam a sustentabilidade econômica das mulheres do campo”, afirmou a gestora da pasta, Concita Maia.

Na primeira quinzena de dezembro, as camponesas devem organizar uma mostra dos produtos, no Bujari. A proposta é atrair os demais parceiros e promover a interação entre as produtoras e as instituições apoiadoras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter