orientação

Seplan encerra oficina de processo de elaboração do Planejamento Estratégico

A Secretaria de Planejamento (Seplan) encerrou nesta quinta-feira, 25, em Rio Branco, a oficina de processo de elaboração do Planejamento Estratégico com quatro secretarias: Educação, Cultura e Esportes (SEE), Agricultura (Seagri), Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) e Justiça e Segurança Pública (Sejusp), todas sob orientação e direção da Fundação Dom Cabral.

A elaboração do plano estratégico tem a finalidade de traçar os objetivos do Plano Plurianual (PPA) dos próximos quatro anos. Durante a oficina, as quatro secretarias presentes nessa etapa do processo apresentaram metas e indicadores para trabalhar e definir em suas respectivas missões.

O PPA é o principal instrumento de planejamento governamental para estabelecer metas no quadriênio e define quais são os investimentos necessários em todas as áreas da gestão pública. “Trabalharemos nossas metas para mensurar os resultados. Isso é importantíssimo no planejamento estratégico, até mesmo para nortear a gestão de segurança pública de todo o estado”, afirma o secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia.

Implementação do planejamento estratégico é de grande valia pois essa ferramenta garante maior efetividade da gestão pública. Foto:Ascom/Seplan

De acordo com a chefe de Planejamento da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), Nazaré Lima, “foi uma experiência muito importante, já que a construção é coletiva, e uma ação comunica com o trabalho de outras secretarias para que sejam construídas políticas públicas acertadas para a nossa sociedade”, destaca.

“Visamos o fortalecimento das atividades produtivas executadas pela Secretaria de Agricultura e a contribuição com os níveis de produtividade, respeitando principalmente as questões ambientais, trazendo mais renda, qualidade de vida no meio rural e, por sua vez, oferta de alimentos para toda a população acreana, promovendo bem-estar para a nossa sociedade”, frisou Jalceyr Pessoa, chefe do Departamento do Agronegócio da Seagri.