Sentido, vivido e necessário

O oxigênio! De graça, ao vento e tão importante para a sobrevivência de todas as espécies. Nos humanos, puxado pelos pulmões, nos fazem respirar, expirar e sentir vivos!

E quando nos falta? Em um período atípico e adverso como o vivido em decorrência da pandemia, respirar se tornou um superpoder que nos permite ir e vir sem dificuldades.

Quem contraiu a Covid-19 sentiu a diferença e a importância de algo que fazemos quase sempre involuntariamente.

O oxigênio, que infelizmente faltou para muitos, gerou uma comoção nacional. Cada cilindro representou vidas, a corrida contra o tempo para levar o item precioso, principalmente no Estado do Amazonas, nos traz reflexões sobre o quanto são necessários os cuidados para evitar que cheguemos ao colapso de precisar de oxigenação de forma mecânica.

No Acre, as principais unidades de referência para tratamento de pacientes com Covid-19 possuem usinas que produzem o oxigênio e os distribuem aos leitos. Mas isso não significa que devemos baixar a guarda, pois, para que o oxigênio livre e puro circule por nosso corpo, sem a necessidade de tratamento e equipamentos, é necessária a prevenção. O isolamento social é fundamental para que não seja preciso o isolamento em um leito de UTI.

Essa conscientização sobre a importância do ar que respiramos, da saúde e das vidas que podem ser salvas com simples cuidados e empatia ao próximo se faz necessária para que a dor do próximo não se torne também a sua!

Fhaidy Acosta é assessora de Comunicação da Sesacre

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter