Senador Guiomard comemora aniversário de emancipação política com desfile cívico

O município de Senador Guiomard, popularmente conhecido como Terra do Amendoim, abriu as festividades pela passagem do seu 46° aniversário de fundação e emancipação política com um tradicional desfile cívico. O evento aconteceu neste sábado, 14, na Avenida Castelo Branco e contou com a participação do governador Gladson Cameli.

O desfile cívico aconteceu na manhã deste sábado, 14, Avenida Castelo Branco. Foto: Dharcules Pinheiro/Secom

Entre outras autoridades, estiveram presentes, a prefeita Rosana Gomes, acompanhada do vice prefeito Ney do Miltão, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Nicolau Junior, além de vereadores, secretários e representantes de instituições.

“Quero agradecer a esse povo que faz parte da nossa história, aos deputados e senadores que tem me ajudado a desenvolver nosso estado. Anuncio que, em breve, estaremos aqui de volta, dando ordem de serviço para pavimentação e recuperação de ramais. E deixo avisado que, ainda este ano, retornaremos com a Expo Quinari”, disse o governador durante a passagem pelo evento.

Governador anunciou investimentos durante o desfile cívico. Foto: Dharcules Pinheiro/Secom

A história da cidade começou no auge do extrativismo, em 1930, com a chegada das primeiras famílias oriundas do nordeste do país. Em 1959, chegaram também as famílias de origem japonesa, que devolveram a cultura do Amendoim. E na década de 70, chegaram dezenas de outras famílias provenientes do sudeste brasileiro, incentivadas pela pecuária.

Antes de ser chamada de Senador Guiomard, a cidade já foi conhecida como Colocação Quinarizinho e Vila Grande Quinari. Segundo os moradores mais antigos, o nome estava associado a uma árvore abundante na região chamada Quinaquina, utilizada para baixar febre e no tratamento de várias outras doenças.

“Falar do meu município é falar de um legado político, tal qual eu me incluo. Nasci e me criei aqui, constitui a minha família e hoje é uma honra ter sido escolhida pelo povo para representar seus interesses e trabalhar para buscar melhorias à nossa gente. Sabemos que há muito a ser feito, mas em poucos anos de mandato, já avançamos muito e agradeço o apoio de toda a população”, destacou Rosana Gomes durante o evento.

Rosana Gomes é prefeita do município de Senador Guiomard. Foto: Dharcules Pinheiro/Secom

Além da passagem do desfile das escolas, equipes do exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e bandas de fanfarras locais, durante a solenidade, também foram realizadas homenagens à ex-prefeitos pelas relevantes contribuições ao município, entre eles, o ex-prefeito José Leite de Paula, Celso Ribeiro e James Gomes. Também foi homenageado o ex-prefeito já falecido, José Martins Neto.

A senadora Mailsa Gomes, mesmo com problemas de saúde, fez questão de marcar presença no evento por telefone. Durante os cinco minutos de chamada, ela destacou investimentos feitos ao município por meio do direcionamento de recursos.

“Graças a Deus, ao longo desse mandato, foram aproximadamente R$ 25 milhões de investimentos para este município. Parte deles enviados para manutenção viária, outra parte para educação e também temos investimentos na saúde. Parabenizo a todos pela passagem do 46° aniversário da Terra do Amendoim. Deixo aqui meu compromisso com os moradores e agradeço pela oportunidade de poder representá-los no senado”, finalizou, Mailsa Gomes

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter