Durante reunião na manhã desta sexta-feira, 27, na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a cidade de Sena Madureira anunciou a decisão de aderir ao plano de saúde do adolescente em medida socioeducativa, que é alinhada à Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI) e tem como objetivo modificar o dia a dia daqueles que estão cumprindo medidas socioeducativas.
A reunião contou com representantes da Divisão de Saúde do Adolescente da Sesacre, do Ministério da Saúde e da prefeitura de Sena Madureira.
O objetivo da adesão ao plano é o fortalecimento de ações e serviços de saúde que devem ser oferecidos para aqueles que cumprem medidas socioeducativas. A intenção é também executar atividades ocupacionais com os jovens, como artes gráficas, marcenaria, dobraduras e outras.
Antônio Neto, gerente da Divisão de Saúde do Adolescente da Sesacre, ressalta que os jovens estão privados de liberdade, mas não de atendimentos de saúde e atividades educativas. “É importante fortalecermos os atendimentos que os adolescentes devem receber nas unidades básicas de saúde, que é referência para o centro socioeducativo. O objetivo é fazer com que o adolescente saiba que também tem direito a receber atendimentos dentro da própria unidade”, reforçou.
O secretário de Saúde de Sena Madureira, Daniel Herculano, destaca o fortalecimento dos atendimentos e ações que os jovens devem receber. “Definimos hoje algumas políticas para que nos próximos meses possamos nos reunir com a equipe municipal e definirmos o plano de ação que vamos oferecer para o instituto socioeducativo de Sena Madureira.”