Semulher realiza dia de dignidade e lazer às mulheres em situação prisional de Cruzeiro do Sul

Dignidade e lazer. Foi com esse objetivo que o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e o Sistema Fieac, realizaram, na manhã da última terça-feira, 14, um café da manhã em alusão ao Dia das Mães às mulheres em situação prisional. O evento foi realizado no Presídio Feminino de Cruzeiro do Sul.

“Mulheres em situação prisional têm direitos fundamentais que devem ser respeitados”, diz Márdhia El-Shawwa, secretária da Mulher. Foto: Franklin Lima/Semulher

De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, o principal objetivo do governo do Estado é garantir dignidade e políticas públicas para todas as mulheres. “Assim como todos os cidadãos, mulheres em situação prisional têm direitos fundamentais que devem ser respeitados e, nós, como governo, temos de investir na dignidade delas e, principalmente, na reabilitação e reintegração social dessas mulheres; com isso, promovemos uma redução significativa na reincidência”, explicou.

Além de aproveitar a oportunidade para conversar com as reeducandas sobre as necessidades e a forma como a Semulher pode ajudá-las em sua ressocialização e em oportunidades de profissionalização, Márdhia acompanhou de perto o andamento do projeto Costurando a Liberdade, resultado de parceria entre governo do Estado, Ministério Público do Acre, Receita Federal e Sistema Fieac.

A partir da apreensão de um lote de cinco mil camisetas de marcas falsificadas apreendido pela Receita, as detentas descaracterizam as peças utilizando técnicas de customização, sendo as vestimentas, posteriormente, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, mais de 1.250 peças foram personalizadas.

Pelo menos 1.250 peças já foram customizadas. Foto: Franklin Lima/Semulher

“Elas [as detentas] pegam as camisetas, retiram as marcas falsas e fazem detalhes de customização. Então a secretaria [de Estado da Mulher] doa esse material para famílias carentes. As detentas também já produziram para malharias da cidade e ganham por peça, conseguindo ainda reduzir suas penas”, explicou a representante do Sistema Fieac, Janaina Terças.

“Tão importante quanto o tempo de ressocialização dessas mulheres aqui na unidade é a inclusão destas ao retornarem à sociedade. Uma importante ação em prol daquelas que mais precisam,” destacou o diretor da unidade feminina de Cruzeiro do Sul, Elvis Silva.

Ao fim do encontro, a secretária Márdhia doou kits de higiene pessoal com absorventes, shampoo, escova de dentes, creme dental e sabonetes, produtos arrecadados pelos servidores da Semulher.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter