Acre, Minas Gerais e Rio de Janeiro debatem experiências sobre ações de combate à violência e promoção da paz
Policiais, agentes e autoridades de segurança dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Acre se reúnem em Rio Branco durante o seminário "Segurança Pública: uma Visão Sistêmica", que acontecerá nos dias 15 e 16 deste mês. O encontro permitirá reflexão sobre a metodologia utilizada por órgãos públicos responsáveis pela segurança para a contenção da violência e promoção da paz nas comunidades. Dirigido a público interno, o seminário tem como foco discutir similaridades e divergências dos programas de segurança adotados nos três estados, como a estratégia da gestão integrada das polícias na consolidação da Unidade de Policiamento Pacificadora (UPP) adotada no Rio de Janeiro, tema da palestra do secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.
Entre as questões que serão abordadas estão o processo histórico da violência no Acre, ações conjuntas entre polícias e sociedade para a redução da criminalidade e a oferta de outros serviços pelo poder público como saneamento, educação, assistência social em comunidades como medidas de apoio à redução da violência. Durante o evento está prevista rodada de debates entre os gestores sobre os reflexos de modelos de segurança seguidos nestes estados envolvendo membros da Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público, secretarias de Assistência Social, União Municipal das Associações de Bairros de Rio Branco e policiais.
O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Beltrame, fará um relato sobre as experiência adquirida com a implantação da UPP que promove a aproximação entre a polícia e a população em locais anteriormente ocupados por traficantes de drogas e milícias criminosas, como os Morros Santa Marta e Babilônia, Chapéu Mangueira e Cidade de Deus. Beltrame foi delegado da Polícia Federal, chefe do Serviço de Inteligência e da Interpol e ocupa o cargo de secretário de Estado desde 2007.
Territórios de segurança – O Governo do Estado dividiu o Acre em 10 regionais de Segurança Pública, cinco na capital e as demais no interior respeitando as regionais políticas. Cada uma das regionais tem agora delegados e comandantes titulares. A reestruturação da Segurança Pública prevista no planejamento do governador Binho Marques inclui a contratação de mais policiais militares, compra de equipamentos, ações integradas entre polícias, órgãos de Justiça e comunidade.
Acesse aqui a ficha de inscrição.
Confira abaixo a programação:
{xtypo_rounded2}
DIA 15 DE ABRIL DE 2010
17h30 – Credenciamento
18h00 – Solenidade de abertura
19h00 – Palestra UPPs: Uma estratégia de gestão integrada no Rio de Janeiro com o Dr. José Mariano Beltrame, secretário de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro
20h00 – Debate
21h00 – Encerramento
DIA 16 DE ABRIL DE 2010
8h00 – Abertura
8h30 – Palestra: A Formação cultural e o perfil da violência e da criminalidade no Acre com o historiador Marcos Vinícius Simplício Neves – Presidente da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil
9h30 – INTERVALO
9h45 – Palestra: Gestão de Segurança Pública no Rio de Janeiro com Roberto Sá – Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional de Segurança do Rio de Janeiro
10h30 – Palestra: Gestão de Segurança Pública em Minas Gerais. Palestrante: Bráulio Figueiredo Alves da Silva – Diretor da Assessoria de Consolidação de Informações de Inteligência da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais.
11h15 – Debate
12h00 – Intervalo/almoço
14h30 – Painel: Oportunidades e desafios da gestão de segurança pública no Acre
PARTICIPANTES: Sub-comandante Cel. Paulo César; Delegado Alex de Souza Cavalcante e Cel. PM de Minas Gerais Nilo Sérgio dos Santos
15h20 – Debate
16h00 – Intervalo INTERVALO
16h15 – Mesa redonda – Combate à Violência e Criminalidade: uma responsabilidade de todos
PARTICIPANTES: Economista Major PM Ricardo Brandão; Del.PC Wanderlei Scherer; Procurador Geral do Ministério Público Estadual Sammy Barbosa Lopes; Diretor Geral do IAPEN, Leonardo Carvalho das Neves; Desembargador e Presidente do Tribunal de Justiça Pedro Ranzi; Presidente da Umarb, Gilson Albuquerque.
17h15 – Debate
17h45 – Intervalo
18h00 – Palestra – Segurança Pública: uma visão sistêmica
PALESTRANTE: Jésus Barreto Junior – Delegado de Polícia Civil de Minas Gerais
18h40 – Debate
19h00 – Encerramento
{/xtypo_rounded2}