Escolas recebem Kits Cineastas Indígenas

FEM entrega vídeos para SEE e anuncia contemplados no Prêmio Culturas Indígenas

vidios_aldeias-foto_angela_peres_1.jpg

Secretária de Educação, Presidente da FEM e Assessor dos Povos Indígenas na entrega de kits (Foto: Angela Peres/Secom)

vidios_aldeias-foto_angela_peres_6.jpg

Kits educativos vão ajudar no debate sobre a realidade indígena do Acre (Foto: Angela Peres/Secom)

kits_indigenas_val_fernandes.jpg

Professor Itamar recebeu o kit representando as ecolas particulares (Foto: Val Fernandes/FEM)

A Fundação Elias Mansour (FEM) entregou à Secretaria Estadual de Educação, na manhã desta terça-feira, 20 Kits Cineastas Indígenas, compostos por 5 DVD’s com produções cinematográficas indígenas. Também foram anunciados os contemplados no Prêmio Culturas Indígenas, que receberão R$ 10 mil para executar projetos de atividades culturais.

Para a secretária de Educação, Maria Corrêa, os kits chegam em boa hora. "Estamos num momento de discussão dos referenciais curriculares da secretaria e pretendo que se amplie esse debate em torno das questões culturais que deram origem ao nosso povo", disse.

A intenção da Secretaria de Educação é mudar a visão que os alunos possam ter sobre a cultura indígena. "Muitas vezes os índios são vistos como folclore e um material como esses DVDs vai permitir diversas abordagens interdisciplinares para que os nossos alunos tenham contato com esta cultura, seus costumes e tradições, seu modo de vida", explicou.

Bebito Piãnko, da etnia Ashaninka, é um dos videastas que participam da Mostra Vídeo nas Aldeias e o material produzido por ele e seus parceiros também faz parte do Kit Cineastas Indígenas. "Trabalhar com o audiovisual é uma experiência nova e uma oportunidade interessante. A câmera é um equipamento que não faz parte da nossa cultura, mas nos permite mostrar a nossa cultura para outros povos e este intercâmbio está acontecendo no Brasil", comentou.

Os kits contêm documentários produzidos pelas etnias Ashaninka, Guarani, Huni Kui, Kuikuro e Xavante.

FEM anuncia contemplados no Prêmio Culturas Indígenas

As 20 iniciativas contempladas no editado do Prêmio Culturas Indígenas foi divulgada na manhã desta terça-feira, pelo presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Daniel Zen. O anúncio aconteceu na mesma cerimônia que entregou à Secretaria de Estadual de Educação os Kits Cineastas Indígenas. Foram apresentadas 42 propostas de atividades culturais que variaram de produção de vídeos a festivais de cultura.

Segundo Zen, o edital teve um caráter atípico, pois ficou aberto durante um longo período de tempo. "A intenção era percorrer a maior quantidade possível de terras indígenas e aldeias para divulgar o prêmio, que é uma oportunidade de contemplar e promover a cultura indígena no nosso Estado".

O prêmio faz parte do Programa de Valorização dos Povos Indígenas e visa fortalecer as expressões culturais e a identidade dos povos, contribuindo para o fortalecimento de suas tradições e para o reconhecimento da sua importância para a diversidade cultural acreana.

Cada proposta contemplada vai receber R$ 10 mil, que serão repassados para as aldeias e comunidades responsáveis pelas iniciativas, além do certificado de premiação. As iniciativas beneficiadas atendem as áreas de audiovisual, artes visuais, literatura/comunicação, música, patrimônio material e imaterial e abrangem todos os segmentos como os rituais, festas tradicionais, língua, tradição oral, entre outras.

Confira a lista das 20 iniciativas contempladas com o Prêmio Culturas Indígenas do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter