Representantes do governo do Estado participam de encontro que discutirá ações voltadas ao Mundial de Futebol
Representantes do governo do Estado na área da cultura participam em Brasília do Seminário Intercâmbio de Experiências Culturais em Megaeventos Esportivos, a convite do Ministério da Cultura (MinC), na quinta e sexta-feira, 11 e 12, em Brasilía. O evento, que está sendo transmitido via streaming, reúne gestores públicos de cultura, representantes do Comitê Executivo da Copa 2014 e das cidades-sede do evento esportivo mundial, além de especialistas estrangeiros.
A equipe do Acre é composta por Dircinei Souza, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, um dos representantes do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; Liberalino Alves de Souza, chefe do Departamento Estadual de Patrimônio Histórico e Cultural do Acre; e Karla Martins, assessora especial da FEM na área de Economia Criativa. A ideia é elaborar e discutir estratégias de ações do Minc durante a realização da Copa de 2014. O seminário possibilitará o conhecimento das experiências em megaeventos esportivos com âmbito na cultura.
A partir de setembro, o Ministério da Cultura promoverá encontros em todas as cidades-sede do Mundial de Futebol para receber contribuições da sociedade civil ao processo. O evento conta com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do ministro do Esporte, Orlando Silva, e da ministra de Estado chefe da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, integrantes do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas; e de comissões do Congresso Nacional, como a de Educação e Cultura e a de Turismo e Desporto, ambas da Câmara dos Deputados; além da comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.
Destaques internacionais
Um dos destaques do encontro são as experiências internacionais em megaeventos esportivos com foco na cultura que serão apresentadas aos participantes. Jordi Martí, vereador da Câmara Municipal e delegado de Cultura de Barcelona (Espanha) de 2006 a 2011, e Laurine Platzky, diretora-geral adjunta do Governo Provincial de Western Cape (África do Sul), integram a mesa de debates sobre o tema "O Legado Cultural em Megaeventos Esportivos".
Outro tema em debate é Perspectivas para a Cultura Brasileira em Megaeventos Esportivos e a Copa de 2014, com as presenças da economista e doutora em Urbanismo, Ana Carla Fonseca Reis, Frederico Barbosa, da diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Disoc/Ipea), e do secretário Executivo do MinC, Vitor Ortiz. A mesa final debaterá o tema Relação Federativa e Sociedade para a Copa 2014. Os palestrantes serão Joel Benim, do Ministério dos Esportes, e Larissa Beltramin, da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Serão formados grupos temáticos com os participantes do encontro com foco de discussão na cultura de paz, cidadania, mobilização e participação da população; economia criativa, infraestrutura cultural e sustentabilidade; patrimônio, museus e turismo cultural; e diversidade e expressões artísticas e culturais. O objetivo é a elaboração de propostas ao processo. O resultado dos grupos, as propostas aprovadas serão apresentadas durante o encerramento do seminário, nesta sexta-feira, 12.
“Interessante nesse processo é que o Acre, mesmo não sendo cidade-sede da Copa 2014, é um dos convidados para fomentar essa construção intercambiando com as experiências internacionais e outras. Além disso, também estaremos deixando a nossa contribuição, através do relato de nossas vivências e experiências de gestão cultural implementadas pelo governo do Estado”, comenta Dircinei Souza.