Em dois anos, Acre deverá reduzir em 20% os gastos com energia elétrica em prédios públicos

Programa de Eficiência e Racionalização de Energia Elétrica dos Prédios Públicos foi lançado pelo vice-governador e contou com a presença de representante da Aneel

ageac_foto_gleilson_miranda_01.jpg
ageac_foto_gleilson_miranda_04.jpg
ageac_foto_gleilson_miranda_08.jpg

Para estimular o uso racional de energia e reduzir gastos públicos, o vice-governador César Messias lançou nesta quinta-feira, 11, o programa de Eficiência e Racionalização de Energia Elétrica dos Prédios Públicos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Para estimular o uso racional de energia e reduzir gastos públicos, o vice-governador César Messias lançou nesta quinta-feira, 11, o programa de Eficiência e Racionalização de Energia Elétrica dos Prédios Públicos. A assinatura do decreto aconteceu na sede da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) e contou com a presença do diretor-geral da Agência, Vanderlei Valente, do superintendente de Relações Institucionais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Hércio Brandão, e de outras autoridades do Estado.

O diretor da Agência Reguladora do Estado, Vanderlei Valente, explica que nesta quinta-feira o governo promove dois atos: a assinatura do decreto do programa de redução de energia nos prédios e logradouros públicos e o início do processo de um convênio com a Aneel.

“Este momento celebra a implantação do programa de Eficiência Energética para as contas públicas do governo do Estado, e também estamos aqui com o superintendente de Relações Institucionais da Aneel, que irá nos colocar as condições para um convênio futuro para que a Ageac possa ter a autoridade, delegada pela Aneel, que nos permita controlar e fiscalizar as atividades da Eletrobras aqui no Acre”, detalha Valente.

Participação do servidor será essencial

Entre as metas do programa de Eficiência e Racionalização de energia estão a de reduzir em 20% o consumo de energia em até dois anos e estimular medidas de conscientização contra o desperdício, entre outras.

O vice-governador César Messias observa que o programa tem metas ousadas, mas assegura que o Estado vai cumpri-las à risca.

“Nós vamos contribuir para a economia de gastos dos cofres públicos, vamos diminuir nossas despesas de consumo, de manutenção da máquina pública e também contribuir com o meio ambiente”, avalia o vice-governador.

César Messias destaca que um governo que se compromete em reduzir gastos de consumo de energia elétrica mostra sua seriedade. “Tenho certeza de que, com o apoio dos técnicos e funcionários da Ageac e a colaboração de todos os servidores públicos, o Acre vai atingir essa meta.”

Superintendente da Aneel diz que iniciativa do Acre é exemplo

Na cerimônia de assinatura do decreto que cria o programa de Eficiência e Racionalização de Energia Elétrica dos Prédios Públicos, o superintendente de Relações Institucionais da Aneel, Hércio Brandão, disse que a Agência Nacional de Energia Elétrica avalia de maneira positiva e satisfatória a iniciativa do governo do Estado.

“É com muita satisfação que participamos do lançamento desse programa porque vemos que o Acre e sua agência estadual de regulação estão empenhados na busca pela melhoria não só do controle das contas relacionadas à prestação de serviços, mas também buscando a eficiência. A Ageac está dando um exemplo para todo o país”, disse Hércio Brandão.

O superintendente de Relações Institucionais convidou os presentes à cerimônia para participar, ainda este mês, de um encontro que haverá em Fortaleza (CE), no qual serão premiadas as 20 melhores práticas de uso racional da energia elétrica.

“O Acre certamente é um forte candidato a ser destaque numa premiação como essa. Os desta edição do prêmio já foram selecionados, mas o trabalho do Estado, na premiação deste ano, poderá ser apresentado como um ‘case’ que merece ser copiado por outros lugares”, afirmou Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter