Seminário debate cadeia produtiva de móveis e madeira

Durante o evento foi lançado o Catálogo de Móveis 2008

acadeia_da_madeira_foto_gleilson_miranda_06.jpg

Para Funtac encontro coroa o trabalho que vem sendo realizado em parceria entre Governo do Estado, Sebrae e Senai (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Aumentar a integração dos atores da cadeia produtiva da madeira e ampliar a discussão teórica buscando desenvolver uma visão critica do setor produtivo, identificando as potencialidades para inserção no mercado internacional. Estes são os parâmetros que definiram a realização do primeiro seminário “A Cadeia Produtiva da Madeira no Estado do Acre”. O evento reuniu representantes de instituições públicas, civis e do terceiro setor.

De acordo com o gerente de projetos da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Dixon Gomes Afonso, o encontro coroa o trabalho que vem sendo realizado em parceria entre o Governo do Estado, Sebrae e Senai na execução de dois projetos na área de madeira e móveis.

Um dos convênios delimitou a implantação de um Centro de Apoio ao Setor de Madeiras e Móveis, com a proposta de reunir os atores envolvidos com a cadeira produtiva, fundando uma rede de capacitação e discussão com representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Funtac e do Senai.

O segundo projeto criou o Núcleo de Formação e Design, localizado no Pólo Moveleiro. O local oferece consultorias e desenvolve projetos mobiliários. “A união dos parceiros possibilita o progresso para o setor de madeira e móveis no Acre”, destacou Dixon Afonso.

Para o secretário de Florestas Carlos Ovídio, a base política de organização do setor do ponto de vista legal e tecnológico já está formada. Segundo ele, o grande desafio é ganhar escala e penetração nos mercados nacionais e internacionais. “O Acre contribui de forma qualitativa no mercado nacional. E nosso potencial de crescimento é altíssimo”, avaliou o secretário.

Catálogo reúne peças produzidas no Acre

acadeia_da_madeira_foto_gleilson_miranda_08.jpg

Catálogo lançado no encerramento do evento reúne peças produzidas no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

No encerramento seminário “A Cadeia Produtiva da Madeira no Estado do Acre”, foi lançado o Catálogo de Móveis 2008. A publicação consolida o trabalho realizado no Pólo Moveleiro de Rio Branco com a exposição de 36 peças elaboradas e criadas pelo Núcleo de Design, evidenciando a forma de como a política de Estado é desenvolvida nesse setor.

As peças presentes no catálogo apresentam traços modernos, que realçam as cores e texturas da madeira maciça amazônica, formando linhas de móveis para uma variedade de ambientes. O trabalho desenvolvido pelos designers atende ao princípio da gestão eficiente no uso da matéria-prima florestal certificada e da qualidade do processo produtivo seguindo os padrões técnicos internacionais.

Antes mesmo do lançamento oficial do Catálogo, as peças contidas na publicação chamaram a atenção da empresa Artefatos, com cadeia de lojas no Brasil e no exterior. “Essa é uma forma de divulgação da qualidade de nossos produtos, mas é também uma forma de venda”, finalizou Carlos Ovídio.