Reforma do Centro de Saúde Ary Rodrigues garante aumento do número de atendimentos

Unidade de saúde foi reinaugurada.  O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas

Com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento e melhorar a infra-estrutura física dos locais, a prefeitura de Rio Branco realizou a obra de revitalização e ampliação de dois módulos de saúde do bairro Seis de Agosto e do Centro de Saúde Ary Rodrigues, que funciona como referência e suporte aos módulos de saúde da família dos seis bairros e adjacências.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, por três clínicos-gerais e dois pediatras. De acordo com a coordenadora do Centro, Ana Cristina Miranda, a partir do segundo semestre serão oferecidos serviços de ginecologia.  “A ampliação e a reforma oferecem melhoras do trabalho das pessoas do Centro. Os pacientes serão mais bem acolhidos”, avalia.

Além dos atendimentos médicos, o Centro de Saúde realizada encaminhamento para os casos de média e alta complexidades, agendando consultas com profissionais da Fundação de Saúde do Acre, vacinação e também atendimento odontológico.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que o número de pessoas atendidas por dia chegue a 600 – antes da reforma, cerca de 300 pessoas eram atendidas no Centro diariamente. O senador Tião Viana destacou a importância do serviço público de saúde para a população de baixa renda. Segundo ele, investir em melhorias significa oferecer mais conforto para quem precisa de atendimentos.

Raimundo Angelim enfatizou que a obra de ampliação e reforma vem acompanhada de um trabalho de equipe, que permite aos centros de saúde a distribuição de mais cem tipos de medicamentos. Uma parceria entre a prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado irá garantir aos moradores do Segundo Distrito um Centro de Diagnostico. “Espero que este Centro de Saúde esteja sempre de portas abertas para acolher com sentimento de ajuda todas as pessoas que necessitam de cuidados médicos”, disse Angelim.

Entre as principais ações executadas estão a troca de janelas de madeira por outras de alumínio, adequação e criação de novas salas, climatização de todas as salas internas, revitalização da fachada e troca de revestimentos, pisos, azulejos e cobertura, além da troca geral de todas as instalações elétricas e hidrossanitárias. “Temos convicção de que vamos oferecer serviços de maior qualidade”, afirmou Pascal Khalil, secretário municipal de Saúde.