Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos discute avanços e perspectivas da modalidade 

Avanços e perspectivas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o tema discutido no seminário promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) que começou nesta quarta, 3, no auditório da SEE, e vai até a próxima sexta, 5. O evento visa promover o diálogo acerca da qualidade do ensino ofertado na rede estadual. CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO

Secretária de Educação, Socorro Neri, destacou a importância da elaboração de estratégias para o resgate dos alunos que deixaram a EJA durante a pandemia. Foto: Mardilson Gomes

Atualmente o Estado oferece a modalidade tanto nas escolas regulares quanto no sistema prisional – para adultos privados de liberdade, e centros socioeducativos – para menores internados.  O seminário também ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 no Teatro dos Náuas em Cruzeiro do Sul. 

Durante seu discurso, a secretária de Educação, Socorro Neri, destacou que o grande desafio a ser discutido nos dias de evento é a retomada das aulas no formato híbrido e o resgate dos alunos que deixaram a modalidade durante o período da pandemia da Covid-19. “A evasão não foi tão grande quanto temíamos, mas eu sou daquelas educadoras que luta pelo ‘nenhum a menos’ e é para essa luta que nós devemos agora traçar estratégias”. 

Educadores da Educação de Jovens e Adultos. Foto: Mardilson Gomes

A presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Iris Célia Cabanellas, que também compareceu ao evento, falou sobre os desafios de se fazer educação na Amazônia e que a história da EJA no Acre é marcada de muitos avanços, sempre  pautados na qualidade do ensino. “Precisamos sempre expandir e ampliar este trabalho, pois não podemos admitir que hoje ainda tenhamos analfabetos na nossa história”.

O titular da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Educação de Rio Branco do Ministério Público do Estado do Acre, Ricardo Coelho, ressaltou a importância de verificar quais os obstáculos que impedem que a educação tenha um grau de eficiência maior e alcance aqueles que ainda estão fora do ambiente escolar. “Evoluímos muito nos últimos anos, mas ainda há um longo caminho a se percorrer”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter