Seminário discute Segurança no Ambiente Escolar

Representantes de diversos segmentos sociais, gestores e autoridades do Estado debateram na manhã desta quinta-feira,7, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) a situação da segurança nas escolas públicas da capital.

A discussão teve como objetivo analisar assuntos relacionados à segurança escolar, além de discutir e propor metas visando à ampliação da segurança de toda sociedade no Acre.

Também foram debatidos no evento os seguintes temas: Prevenção ao Uso de Drogas; Violência Sexual Contra Criança e Adolescente: Como Identificar e Proceder; Causas e Efeitos de Transtornos de Comportamento na Adolescência; Jovens Violentos; Identificação, Prevenção e Encaminhamento de Casos; entre outros.

Segundo o secretário-adjunto de Educação, Evaldo Viana, a importância da comunicação entre as duas instituições– escola e polícia –, é fundamental para uma segurança de qualidade na rede de ensino.

“Buscar soluções para melhorar a segurança nas escolas é um desafio diário, sobretudo porque todos são vítimas, desde professores a coordenadores pedagógicos e outros colaboradores”, afirma Viana.

Já o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, destacou que a união entre a comunidade escolar, servidores públicos e forças policiais é um dos caminhos para semear uma cultura de paz. “Segurança não é só polícia, nós temos que andar todos de mãos dadas, poder público e população, integrados, na busca por uma sociedade melhor”, disse.

Sobre os problemas enfrentados nas escolas, o deputado estadual e líder do governo, Daniel Zen, diz que boas práticas estão sendo colocadas pela comunidade escolar e segurança para combater o crime.

“A Polícia Militar com a Secretaria de Estado de Educação, e outros parceiros, estão desenvolvendo um brilhante papel no combate à violência escolar. Grandes projetos vêm se destacando para coibir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar. Entre eles estão o Proerd, o Jovem Embaixador, o Jovem Parlamentar e o Policiamento Escolar, que vem sendo reforçado diariamente para atender quaisquer ocorrências nos colégios”, destaca o deputado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter