Pensando em fortalecer e aprimorar o serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia, promove nesta terça-feira, 19, o II Seminário Estadual de Educação Permanente em Saúde, com o tema “Fortalecendo o Processo de Trabalho em Saúde”.
O seminário será realizado no Norte Business Hotelaria e Turismo Eireli – Nobile, situado na Avenida Ceará, 2156, Bosque, em Rio Branco, das 8 às 18 horas. O evento é destinado aos gestores e trabalhadores municipais e estaduais do SUS.
Na quarta-feira, 20, no mesmo local, têm início as oficinas regionais para a atualização dos planos estaduais de educação permanente em saúde, com a presença dos demais representantes dos munícipios do Baixo Acre. O trabalho de aperfeiçoamento é um processo em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), proposta do Ministério da Saúde (MS), implica o conhecimento e reflexão sobre as práticas cotidianas dos profissionais de saúde, possibilitando o desenvolvimento desses profissionais, o que resulta em um serviço mais qualificado.
“Esse trabalho é de extrema importância. Quando você tem um plano de educação permanente que reflete as necessidades do serviço, ele melhora a gestão, e a melhoria da gestão produz resultados na melhoria dos serviços ofertados pelo SUS”, diz Patrícia Moura, gerente do Departamento de Ensino e Pesquisa da Sesacre.
O evento conta com a presença de Cláudia Brandão, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGES/MS), e de Haroldo Pontes, assessor técnico do CONASS, que irão contribuir na discursão sobre a PNEPS.
Durante o seminário, serão realizadas palestras, mesas-redondas e rodas de conversas, além de oficinas temáticas que contribuirão para a atualização dos planos estaduais de educação permanente em saúde.
Os profissionais que tiverem interesse em participar do seminário devem realizar a inscrição no link abaixo.