Nazareth Araújo prestigia celebração dos 55 anos de implantação do Tribunal de Justiça do Acre

“Há 55 anos, meu pai, o então governador José Augusto, instalou o Tribunal de Justiça”, disse Nazareth Araújo (Foto: Val Fernandes/Secom)

A vice-governadora Nazareth Araújo participou na manhã desta quinta-feira, 14, da celebração dos 55 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). A primeira Corte de Justiça do Estado do Acre foi instalada oficialmente no dia 15 de junho de 1963, um ano depois da Lei nº 4.070, de 15 de junho de 1962, que criou o Estado do Acre.

A solenidade, que contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça, Denise Bonfim, e outras autoridades do Judiciário e Executivo, foi realizada no Palácio da Justiça, símbolo do nascimento do Tribunal de Justiça, que hoje é o centro cultural que auxilia a contar a história do Poder Judiciário do Acre.

Nazareth Araújo falou de sua emoção em participar da solenidade de aniversário do TJ. “Há 55 anos, meu pai, o então governador José Augusto, instalou o Tribunal de Justiça do Acre. Participar desta solenidade tem um significado muito especial, principalmente por ver o crescimento da Justiça acreana que meu pai queria forte, pujante como todas as instituições da época da criação do Acre Estado”, revelou.

Como parte das comemorações de aniversário e como a ligação do passado com o presente, acontece a exposição “Cinco Décadas do Judiciário Acreano”, que percorre vários municípios acreanos desde abril, proporcionando ao cidadão conhecer parte da história da instituição.

Em cada edição da atividade, imagens e textos são apresentados em painéis, além de um documentário mostrando a instalação da Justiça no Território do Acre, no ano de 1963, quando foi promulgada a Constituição do Estado do Acre, após a escolha do primeiro governador eleito, José Augusto de Araújo, e dos deputados estaduais constituintes.

A iniciativa faz parte do Convênio nº 799492/13, firmado com o Ministério da Cultura (governo federal) e a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), do Executivo estadual.

A presidente do TJAC, desembargadora Denise Bonfim, ressalta que a celebração dos 55 anos do Judiciário Acreano de serviços prestados ao povo do Acre é missão cumprida diariamente pelo trabalho conjunto de seus desembargadores, juízes e servidores, conscientes do seu papel de garantia dos direitos para assegurar a paz social.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter