Seminário da China reúne países de língua portuguesa

IMG-20151111-WA0005
Representantes de sete países de língua portuguesa estão reunidos na China (Foto: Leo Lima)

A vice-governadora do Acre Nazareth Araújo participou em Pequim, na China, da cerimônia de inauguração e banquete de boas-vindas aos participantes do Seminário Ministerial sobre Cooperação Econômica e Comercial com os Países de Língua Portuguesa.

Além disso, os representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste também puderam conhecer um pouco mais da China em uma palestra.

A programação inclui também exposições sobre as experiências da reforma chinesa e a cooperação internacional com os outros países em desenvolvimento, a relação do comércio entre a China e os países de língua portuguesa, o sistema político da China e as ideias do presidente Xi Jinping sobre governança.

O Fórum de Macau é realizado pelo Ministério do Comércio da China, que está se responsabilizando por todas as despesas de viagem – passagens, hospedagem, alimentação e deslocamentos, e o seminário será realizado em português.

Na fala de abertura, Nazareth Araújo ressaltou a proximidade do Acre com os portos do Peru: “Somos o estado do Brasil mais próximo dos portos do Peru. Agora, com todos os acordos firmados entre o Brasil e a China, temos a expectativa de muitos bons negócios. Defendemos a ideia de um estado próspero, com pessoas vivendo com acesso ao desenvolvimento”.

O Fórum termina no dia 20 de novembro, com encontros e visitas às cidades de Pequim e Macau.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter