Casa de Leitura da Gameleira promove contação de lendas, recital de poesias, músicas, jogos e brincadeiras
A Casa de Leitura da Gameleira lança mais um de seus projetos com a proposta de trabalhar com as diversas linguagens de leitura, aproveitando o Dia do Folclore. Desde a última segunda-feira, 18, o espaço promove contação de lendas, e entre as mais populares estão: Cobra Norato, Vitória-Régia, Boto, Mula Sem Cabeça, Saci e Cobra Grande. A programação envolve ainda citação de textos, recital de poesias, músicas, jogos e brincadeiras.
A idéia de aprender mais e desvendar os mistérios que permeia as lendas e histórias antigas tem despertado o interesse das crianças pelos livros. Todos os dias são realizadas várias brincadeiras que trabalham com a coordenação motora e atividades com músicas. "Eu achei legal porque a gente pode aprender mais sobre as lendas e o folclore. A que mais gostei foi a lenda do Saci. Pretendo voltar a Casa de Leitura pra ler e descobrir mais outras coisas", conta Girgleydson Brilhante da Silva de 9 anos, estudante da 3ª série do colégio Maria Angélica.
O espaço recebe durante a semana visita de escolas adjacentes, sendo quatro por dia divididas entre duas de manhã e mais duas na parte da tarde. Nesta sexta-feira, 22, as crianças receberão a visita dos residentes do Centro Dias para Idosos, que contarão histórias para os pequenos. O encontro servirá para dar continuidade às atividades desenvolvidas com os pequenos, através da troca de experiências da antiga com a nova geração, onde a bagagem dos mais velhos vai servir para preencher e enriquecer o imaginário da nova geração de novas histórias, encerrando o projeto, que termina com a celebração do Dia do Folclore.
"Podemos estudar e aprender muito com essas lendas que parecem verdade. É a mesma coisa que discos voadores e extraterrestres", comenta Ramon Lima de Souza de 8 anos, aluno da 3ª série do Colégio Maria Angélica. O projeto é uma realização do Governo do Estado do Acre, através da Fundação Elias Mansour.
Serviço: Casa da Leitura da Gameleira – Av. Senador Eduardo Assmar, 609 – Bairro XV – Segundo Distrito – Tel.: (68) 3223-6204