Sema realiza seminário sobre pesquisas em unidades de conservação do Acre

Dando prosseguimento à programação do Mês do Ambiente, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou nesta segunda-feira, 7, a abertura do primeiro Seminário de Pesquisas em Unidades de Conservação Estaduais do Acre. As inscrições são gratuitas e a programação detalhada pode ser acessada no link https://www.even3.com.br/psdudceda2021/.

O seminário segue até o dia 10 de junho, pelo canal da Sema/AC no Youtube. Foto: Cedida

O evento, transmitido pelo canal da Sema/AC no YouTube, conta com a participação dos gestores da Área Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Japiim Pentecostes, Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Lago Amapá, do Igarapé São Francisco e do Parque Estadual Chandless, pesquisadores e sociedade civil. O seminário segue até o dia 10 de junho, sempre das 9h às 10h40.

Palestrantes apresentam resultados de pesquisas realizadas em quatro UCs participantes do evento. Foto: Cedida

Em sua fala de abertura, na segunda-feira, 7, o secretário de Meio Ambiente, Israel Milani, destacou a importância de integrar conservação e desenvolvimento social e econômico no estado. Ele aproveitou para agradecer o empenho de técnicos e gestores e a contribuição de vários parceiros na realização da ampla programação do Mês do Meio Ambiente.

“Agradeço a todos os parceiros, técnicos e gestores que abrilhantam a programação do Mês do Ambiente. O seminário será um momento de ampla discussão relacionada à temática ambiental. Quero destacar o lançamento de grandes obras estruturantes, entre elas, a do Centro Integrado de Meio Ambiente, que vai ajudar a difundir informações sobre as ações do governo do Estado. Nosso objetivo é aproximar cada vez mais as comunidades tradicionais, os produtores, os ribeirinhos e a população em geral do sistema de meio ambiente. O governador Gladson Cameli tem essa nova visão de fazer gestão, valorizando o ser humano, dando condições de trabalho com sustentabilidade”, disse.

A diretora executiva da Sema, Vera Reis Brown, ressaltou a importância do debate para a troca de experiências e a popularização da ciência, e ainda a aproximação da temática ambiental junto à sociedade acreana.

A Sema realiza a gestão de nove unidades de conservação. Foto: Cedida

O chefe da Divisão de Áreas Protegidas e Biodiversidade (Dapbio) da Sema, Adriano Alex Santos, destaca que ao longo da programação os palestrantes apresentarão os resultados de pesquisas realizadas nas quatro unidades de conservação participantes do evento.

Ele lembrou que mais da metade do território acreano é composto por áreas protegidas e que a Sema realiza a gestão de nove unidades de conservação (UCs). Além das participantes do seminário, há ainda as unidades de conservação das florestas estaduais do Antimary, Rio Gregório, Mogno, Liberdade e Afluente.

O secretário Israel Milani agradeceu a contribuição dos parceiros na realização da ampla programação do Mês do Meio Ambiente. Foto: cedida

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter