Estado prorroga oferta de cursos profissionalizantes aos presos do Acre

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) e o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) firmaram na manhã desta terça-feira, 8, um termo aditivo à cooperação técnica para a continuidade de oferta de cursos profissionalizantes às pessoas privadas de liberdade do Acre.

Parceria foi prorrogada por mais 24 meses. Foto: Elenilson Oliveira

A parceria, que já dura dois anos, teve sua prorrogação por mais 24 meses. Os órgãos planejam dar início, no segundo semestre de 2021, a cursos de manicure, corte de cabelo masculino, refrigeração, costura industrial e marcenaria. Serão 194 vagas disponibilizadas aos detentos.

Para o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, uma das finalidades do sistema prisional é a reintegração dos detentos à sociedade e a parceria com o Ieptec auxilia o processo.

“O Ieptec é um grande parceiro e hoje se consolida esse aditivo, dando continuidade a atividades que são de fundamental importância para o progresso e o fortalecimento da instituição e também para o cumprimento de pena das pessoas privadas de liberdade, cumprindo aquilo que determina a Lei de Execução Penal”, disse.

Serão disponibilizadas 194 vagas no segundo semestre de 2021. Foto: Elenilson Oliveira

O presidente do Ieptec, Francineudo Costa, destacou que o objetivo do órgão é levar educação profissional para todos os segmentos da sociedade. “Não é diferente para esse público, que está em reclusão social. Nós entendemos que a educação profissional cumpre esse papel de reinserção. O cidadão que está sem perspectiva vai passar por um processo de capacitação e, ao sair para a situação de liberdade, vai ter a condição de pleitear um espaço no mercado de trabalho”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter