Sema lança plano de combate às queimadas e incêndios florestais em Cruzeiro do Sul

Sema lança plano de combate às queimadas e incêndios florestais no Juruá (Foto: Onofre Brito)

Sema lança plano de combate às queimadas e incêndios florestais no Juruá (Foto: Onofre Brito)

O governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), fez o lançamento em Cruzeiro do Sul do Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas e aos Incêndios Florestais com a entrega de duas caminhonetes Hilux – uma para o Corpo de Bombeiros e outra para a Seaprof -, além de 50 kits para o combate ao fogo na regional do Juruá.

O evento aconteceu no quartel da 4º Batalhão de Educação, Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal (4º BEPCIF), com a presença do secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pires, coordenador da Seaprof em Cruzeiro do Sul, Franco Severiano, coordenador do Núcleo de Educação, Zequinha Lima, coordenador do Imac, Isaac Ibernom e a secretária municipal de Meio Ambiente Francisca Nascimento. Fizeram parte da formatura o Corpo de Bombeiros a Brigada Prevfogo do Ibama e os Bombeiros Mirins.

Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas e aos Incêndios Florestais com entrega de duas caminhonetes Hilux, uma para o Corpo de Bombeiros e outra para a Seaprof, além de 50 kits para o combate ao fogo na regional do Juruá (Foto: Onofre Brito)
Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas e aos Incêndios Florestais com entrega de duas caminhonetes Hilux, uma para o Corpo de Bombeiros e outra para a Seaprof, além de 50 kits para o combate ao fogo na regional do Juruá (Foto: Onofre Brito)

Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas e aos Incêndios Florestais com entrega de duas caminhonetes Hilux – uma para o Corpo de Bombeiros e outra para a Seaprof -, além de 50 kits para o combate ao fogo na regional do Juruá (Foto: Onofre Brito)

Segundo o secretário Edegard de Deus, o plano foi construído com participação de 37 instituições que integram a Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGDRA). O objetivo é claro: um verão tranquilo para não acontecer o que aconteceu em 2005 e 2010, “quando perdemos o controle sobre as queimadas”.

No plano estão previstas ações estratégicas, táticas e operacionais, educação, fiscalização e monitoramento, controle e alerta, combate e práticas produtivas sustentáveis. Para fortalecer a rede integrada de gestão de riscos ambientais no Estado, a Sema adquiriu com recursos do Fundo Amazônia.

O coronel Pires informou que o quartel do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul é o quarto no Estado a receber os veículos e os kits – os quartéis de Sena Madureira, Epitaciolândia e Tarauacá já receberam. “Esta parceria é muito importante para a gente dar respostas mais rápidas e de forma mais efetiva a esses eventos adversos como são as queimadas e incêndios florestais”, disse. Segundo o coronel, em sua viagem de Rio Branco para Cruzeiro do Sul, do alto pode-se ver vários pontos de queimadas.

Queimadas proibidas

Em 2012, a proibição de queimadas, que já vigorava no restante do Acre, chegou também ao Juruá. No entanto, segundo Edegard de Deus, o governo do Estado entrou com uma petição junto à Justiça Federal – já que a proibição é da Justiça Federal através dos ministérios públicos, Federal e Estadual -, de forma que seja liberada a queima de até três hectares para a agricultura familiar. Segundo Edegard de Deus, o governo do Estado vem investindo em medidas alternativas para ajudar o produtor rural a fazer seus roçados sem queimadas. Para isso, investiu na compra de 364 equipamentos agrícolas distribuídos por todo o Estado, investe em piscicultura, pequenos animais e calcário, mas, segundo o secretário, no Estado existem 40 mil produtores rurais e as ações ainda não chegaram a todo mundo.

O coordenador da Seaprof, Franco Severiano, conta que a secretaria está desenvolvendo ações para evitar o uso do fogo, como o trabalho de destoca de árvores, gradação e calagem (aplicação de calcário), e mais de 150 famílias já foram beneficiadas em Cruzeiro do Sul.