Sema e Imac preparam lançamento do CAR e licenciamento ambiental do linhão

Carlos Edegard de Deus e Fernando Lima apresentam novidades a Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Carlos Edegard de Deus e Fernando Lima apresentam novidades a Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira, 18, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus, e o presidente do Instituto de Meio Ambiente, Fernando Lima. A reunião girou em torno do lançamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), nesta quinta-feira, 19, e o trabalho realizado para produzir o licenciamento ambiental do novo linhão que levará energia elétrica até Cruzeiro do Sul.

O CAR foi criado junto com a aprovação do novo Código Florestal e é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O lançamento do CAR no Acre terá a presença do secretário Nacional de Meio Ambiente, Paulo Guilherme, nesta quinta-feira, 19, na Biblioteca da Floresta, às 15 horas.

Outro assunto debatido durante o encontro foi o licenciamento ambiental do linhão que irá até Cruzeiro do Sul. Quatro órgãos federais estão trabalhando no projeto. Coordenado pelo Ibama, ele também conta com o apoio da Funai, ICMBio e Ifan. O governo do estado prestará todo o apoio e prometeu celeridade ao processo, por meio da Sema e do Imac, que já estão em contato constante com as entidades envolvidas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter