Sema e Embrapa assinam acordo de cooperação técnica com foco no monitoramento ambiental

Como parte de um plano de trabalho detalhado para avançar na aplicação de geotecnologias no monitoramento da recuperação florestal no estado do Acre, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram um acordo de cooperação técnica (ACT) durante o Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, que ocorreu na capital acreana, no dia 10.

O acordo, assinado pela secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, e pelo chefe-geral da Embrapa, Bruno Pena, prevê uma série de ações que visam a formulação de políticas públicas para a atualização contínua do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre.

A secretária afirmou que o acordo potencializa uma variedade de novas tecnologias que estão contempladas nesse novo acordo de cooperação. “Esse ACT vem de uma parceria que já temos com a Embrapa, que visa o fortalecimento das políticas públicas ambientais com um órgão tão importante ligado ao meio ambiente”, afirmou a secretária Julie Messias.

O acordo prevê uma série de ações que visam a formulação de políticas públicas para a atualização contínua do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

A gestora disse, ainda, que a parceria reforça estudos para a geração e gestão do conhecimento em geoprocessamento, monitoramento ambiental e em unidades de conservação estaduais e fomento florestal. “O acordo prevê a capacitação de técnicos e a transferência de tecnologias, incluindo o uso de drones e de produtos para monitoramento de gestão florestal. Também irá fortalecer as ações de comunicação e educação ambiental”, acrescentou.

O chefe-geral da Embrapa, Bruno Pena, ressaltou que esse ACT é importante, pois formaliza todas as ações que já são desenvolvidas em parceria com a Sema.

“Somos parceiros de longa data da Sema, no Zoneamento Ecológico-Econômico. Foi uma construção conjunta. Em todas as fases dele a Embrapa atuou fortemente. Agora, ampliamos as ações. Além do zoneamento ecológico, para as próximas etapas colocamos também o zoneamento de algumas culturas agrícolas como soja, o milho”, afirmou.

Sema e Embrapa assinaram o ACT durante o Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, realizado no dia 10 de abril, em Rio Branco. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Bruno Pena também destacou que a Embrapa vai apoiar a Sema na capacitação de técnicos e na aquisição de equipamentos para um monitoramento de maior precisão. “Isso vai ajudar na fiscalização, no acompanhamento de áreas de regeneração. A nossa ideia é fazer com que essas novas tecnologias que serão usadas, principalmente na área florestal, possam se tornar políticas públicas por meio da Sema”, complementou.

O plano de trabalho que integra o ACT é composto por seis metas, contendo resultados esperados, atividades relacionadas, indicadores de alcance, produtos e períodos de execução que fazem parte de três eixos temáticos: ações de pesquisa e de desenvolvimento; ações de transferência de tecnologias; e ações de comunicação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter