Sefaz divulga programação do Seminário Qualidade de Vida no Trabalho

A rotina de trabalho pode ser bem desgastante, até mesmo em ambientes aparentemente inofensivos, como em repartições públicas, onde os trabalhadores passam longas horas sentados, com hábitos repetitivos e posturas incorretas. Tudo isso são fatores que geram prejuízos não apenas físicos, mas também psicológicos, comprometendo a saúde e o bem-estar dos funcionários.

Zelando pela qualidade de vida de seus servidores, qualidade esta que influência direta ou indiretamente no atendimento desses profissionais ao contribuinte e à sociedade em geral, e alinhado a sua missão, visão e valores, previstos no planejamento estratégico institucional, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) promove, nos dias 25 e 26 de abril, o Seminário Qualidade de Vida no Trabalho.

Programação será voltada ao bem-estar social, como previsto na missão institucional da Sefaz. Imagem: Ascom/Sefaz

Por ter um importante valor na sociedade, o trabalho acaba ocupando um espaço significativo na vida das pessoas, uma vez que elas passam grande parte de suas vidas dentro das organizações, disponibilizando e dedicando a maior parte do seu tempo ao trabalho.

Pensando nisso, a Sefaz, por meio da Divisão de Humanização e com apoio do Departamento de Gestão de Pessoas e da Escola Fazendária (Efaz), desenvolveu uma programação voltada ao bem-estar social, como previsto em sua missão institucional, visando despertar o público para uma reflexão dos trabalhadores sobre sua atuação profissional e as respectivas relações interpessoais.

Devido à relevância do tema, o evento, que seria inicialmente destinado ao público interno, será aberto a outras instituições.

Também pretende abordar de que forma estas relações podem contribuir para um ambiente de trabalho mais acolhedor, potencializando as experiências coletivas institucionais e o trabalho em equipe.

Confira a programação:

 

Para se inscrever, gratuitamente, basta clicar aqui.

 

Programa institucional

O seminário faz parte das ações do Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), implementado no âmbito da Sefaz em meados do ano de 2023.

Norteado pelas premissas de missão, visão e valores institucionais orientados pelos princípios éticos e morais, o objetivo do programa é valorizar a saúde e o bem-estar biopsicossocial dos servidores fazendários e promover ambientes de trabalho que reduzam riscos físicos e mentais, com uma abordagem psicossocial e transparente que perpasse pela preparação para a aposentadoria e que respeite a diversidade de gênero, raça e etnia, a dignidade humana.

O secretário da Fazenda, Amarísio Freitas, destaca que, desde o início, a gestão do governador Gladson Cameli tem se pautado em promover o servidor público em vários aspectos, como reconhecimento, incentivos, concursos, desenvolvimento de carreira e outros.

“Dentro desta pauta Qualidade de Vida, é imprescindível que os servidores estejam no centro das atenções, pois é por meio destes que conseguimos levar os serviços públicos com eficiência e eficácia necessárias. Devemos prezar sempre pelo bem-estar das pessoas em todos os seus aspectos, quer sejam econômicos, sociais, quer sejam emocionais, físicos, tudo para que as pessoas se sintam cada vez mais aptas a desenvolver suas atividades e viver melhor em sociedade”, disse o secretário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter