Sema disponibiliza sistema online para visualização do nível dos rios acreanos

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema), por meio da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA), está disponibilizando um serviço na internet para que a população possa verificar em tempo real as alterações no nível dos rios acreanos: o serviço “Cotas Online”, acessível no endereço eletrônico https://sites.google.com/site/rehmacre/home.

De acordo com Edevaldo de Araújo, analista de sistemas da Sema, o Cotas Online é um site na internet que utiliza tecnologia gratuita do Google para divulgar em tempo real o nível dos rios, contando atualmente com 11 pontos de monitoramento: os rios Acre, Iaco, Caeté, Tarauacá, Envira, Rola, Juruá, além de outros.

Estações Telemétricas

Os dados são coletados das 11 estações telemétricas já instaladas no Estado, de um total de 25 previstas para o ano. As estações, posicionadas próximas aos rios, dispensam usuários: possuem sensores de nível e de chuvas, que de hora em hora enviam sinais via satélite para a Unidade de Situação ou central de coleta e análise de dados hidrometeorológicos, disponibilizando informações precisas sobre o nível dos rios e a influência das chuvas sobre os mesmos.

Como analisar os gráficos

Para Elder José Farias da Silva, bacharel em meteorologia vinculado à Unidade de Situação, o serviço Cotas Online é uma forma mais rápida de visualizar os dados com as tendências do rio, através das medições de seus níveis. Ele explica que basta clicar sobre um dos ícones que represente determinada estação telemétrica para que os valores apareçam: em azul, o nível atual, e em vermelho, verde e laranja, as médias históricas de nível máximo, médio e baixo, respectivamente. Acrescenta ainda que é possível prever a possibilidade de uma inundação em Rio Branco, por exemplo, observando o nível do Rio Acre em cidades mais próximas a sua nascente, como Epitaciolândia.

Para visualizar o gráfico com maior detalhamento, siga as instruções contidas na parte superior da página na internet. Sugestões para melhoria do sistema também serão sempre bem-vindas pela equipe técnica da Sema.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter