SEMA, Defesa Civil, Bombeiros e ONG americana firmam parceria

Objetivo é fortalecer atividades ligadas a capacitações para sistema ambiental do Acre

sema_02.jpg

Representantes das instituições participaram da reunião onde foram apresentadas as principais ações da gestão ambiental do Acre (Foto: Sismat Assessoria)

As políticas públicas ambientais acreanas são conhecidas e reconhecidas no Brasil e já ganharam destaque no cenário mundial. No Acre, as políticas para gestão ambiental, sejam os recursos hídricos, as áreas protegidas, a floresta, as áreas indígenas, são construídas diretamente com a sociedade. São processos democráticos populares por meio de consultas públicas, fóruns, conselhos e planos de gestão participativos.

"A construção de uma política pública exige muita responsabilidade. E estamos cientes que para que consigamos bons resultados é necessária uma estrutura adequada, baseada em análises técnico-cientificas, um bom nível de apuração, porque não dá para construir nada em suposições", enfatiza a chefe do departamento de Mudanças Globais da Secretaria de Meio Ambiente-SEMA, Mônica de Los Rios.

Tendo em vista que o recurso humano em equipes técnicas capacitadas é pequeno, foi firmada uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Defesa Civil, Bombeiros e o centro norte-americano Woods Hole Research Center. A partir da apresentação da equipe técnica da gestão ambiental estadual para o presidente da Woods Hole, Willian Brown e para o professor da Universidade Federal do Acre, Foster Brown, sobre as atuações dos departamentos e a abrangência das ações foram firmados os encaminhamentos que estão focados principalmente em fortalecer as atividades ligadas a capacitações para os sistemas de alerta existentes no estado e estimativas de taxas de desmatamento.

"A SEMA é uma instituição formuladora de políticas e não executora, por isso temos a preocupação com capacidade técnica, para que quando houver a implementação, tenhamos bons resultados. Não adianta ter boas ideias se não tiver uma execução satisfatória", afirmar o assessor técnico, Eugênio Pantoja.

A Woods Hole Research Center é um centro que patrocina iniciativas na Amazônia, Ártico, África, Rússia e América do Norte. Os trabalhos técnicos são dedicados a ciência, educação e políticas públicas fornecendo dados primários e permitindo melhores análises dos desafios florestais que influenciam nas expectativas globais para emissão de carbono. A meta é a de conservar e manter florestas, solo, água e energia ao demonstrar sua importância à saúde humana e prosperidade econômica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter