Seleção de estagiários do Estado terá novo formato

Governo e prefeitura são parceiros na consolidação do novo programa de estágio (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governo e prefeitura são parceiros na consolidação do novo programa de estágio (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu com o prefeito Marcus Alexandre e representantes da Secretaria Municipal de Juventude nesta quinta-feira, 19, para tratar de um novo formato de seleção de estagiários em órgãos públicos. O modelo, já utilizado na Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB), será direcionado pela Assessoria Especial de Juventude (Assejuv), que passará a tratar da seleção e contratação dos estagiários.

“O objetivo é ampliar as oportunidades para os jovens no mercado de trabalho, além de aperfeiçoá-los para que aprendam na prática aquilo que estão estudando”, declarou o governador Tião Viana.

A secretária de Gestão Administrativa (SGA), Sawana Carvalho, contou que o novo formato será regulamentado por meio de um decreto que dará legalidade à Assejuv para atuar na seleção. “Nós temos pela lei o controle do quantitativo de estagiários que o governo pode ter, e iremos fazer um banco de reserva para eles, que contará com a ação do IEL [Instituto Euvaldo Lodi] e do CIEE [Centro de Integração Empresa Escola], que atuarão no controle deste banco junto à Assejuv”, explicou Carvalho.

Ela destacou ainda que a SGA fará o controle das contratações junto às instituições, conforme estabelece a lei 8.666/93, que propõe a modalidade licitatória de credenciamento do IEL e CIEE com o Estado.

Para o prefeito Marcus Alexandre, essa mudança foi uma decisão acertada do governador Tião Viana, pois o reconhecimento do jovem por parte do governo irá além da sua formação e desempenho na prestação dos serviços. “Além da bolsa, o objetivo é envolver a juventude nos trabalhos de governo, com conscientização e trabalhos sociais, e a prefeitura é parceira, para que possamos levar as ações dos Estados e do município aos jovens da cidade”, afirmou Marcus Alexandre.

Programa de estágio para a juventude

O assessor Especial da Juventude, Weverton Matias, contou que o governo irá implantar um programa de estágio voltado exclusivamente para a juventude para incorporar critérios mais definidos. “Com esse programa será possível fazer um acompanhamento eficaz dos estagiários, contendo instruções sobre o acesso e processo de formação e construindo um diálogo permanente com a inserção do jovem na administração pública”, concluiu Matias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter