Governo e prefeitura se unem em prol de taxistas e mototaxistas

O governo do Estado começa um projeto de lei para isenção do IPVA das categorias (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governo do Estado começa um projeto de lei para isenção do IPVA das categorias (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em reunião nesta quinta-feira, 19, na Casa Rosada, o governador Tião Viana, acompanhado do prefeito de Rio Branco, Marcos Alexandre, teve uma importante conversa com os presidentes dos sindicados de taxistas e mototaxistas do estado. As categorias pedem o apoio do governo para melhorar o desempenho da atividade, principalmente a partir da isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Hoje existem cerca de 1.430 taxistas e 1.400 mototaxistas sindicalizados no Acre. A categoria luta junto ao Executivo estadual e municipal pela isenção total do IPVA, uma maior fiscalização contra os trabalhadores clandestinos e novas propagandas de conscientização do Detran junto aos veículos.

O governador Tião Viana reforçou que as categorias têm acima de tudo um papel social importante nas políticas de transporte e segurança pública, e por estarem abaixo das médias de acidentes, merecem novas conquistas. “Vocês são um grupo que dá um orgulho danado, bem envolvido nas políticas públicas e com um importante papel social”, ressaltou o governador.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas, Telmizio Machado, o benefício de apenas 50% do IPVA para taxistas existe desde 1990, mas hoje não é mais tão vantajoso. Já o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Luiz Araújo, conta que os motociclistas pagam o IPVA total sonhando com a isenção junto aos colegas taxistas.

“Temos uma grande expectativa e o governador Tião Viana está nos dando sua palavra. Com novos benefícios, a categoria poderá investir melhor em si mesma e trazer mais vantagens para a população”, conta Machado.

O prefeito Marcus Alexandre ressalta: “O governador está tendo a sensibilidade de lutar pela isenção do IPVA num momento difícil para a economia do país, em que não é fácil abrir mão da arrecadação. São ações que trarão benefícios para todos”. O prefeito esteve acompanhado do vereador Gabriel Forneck, já que essa é uma bandeira que ele defende.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter