Sejudh promove capacitação sobre direitos da pessoa idosa

Agentes públicos e representantes da sociedade civil foram capacitados em Brasileia (Foto Cedida)

As projeções da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que a população idosa no Brasil deverá superar a população menor de 15 anos, em 2050.

O fato demonstra o importante papel do idoso na sociedade e a necessidade da promoção de políticas públicas para o desenvolvimento e autonomia de sua vida social.

Nesse sentido, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em convênio firmado com o Ministério da Justiça, realiza cursos de formação sobre os direitos da pessoa idosa, com o tema “Direitos Humanos e a Pessoa Idosa: Protagonistas do Novo Envelhecer”.

“O objetivo dessas capacitações é ampliar o conhecimento do público em geral sobre os direitos dos idosos, incentivar ações que promovam o envelhecimento digno, suas necessidades e preferências”, destaca o chefe de promoção de direitos humanos da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (Sejudh), Ruscelino Barboza.

As primeiras turmas atendidas foram formadas nas cidades de Sena Madureira e Brasileia, e para 2017 o gestor informa que o curso contemplará Tarauacá e Cruzeiro do Sul, formalizando mais de duzentas pessoas capacitadas.

“Agentes públicos da rede de assistência social, saúde e educação, lideranças comunitárias e da sociedade civil, além das pessoas idosas interessadas em conhecer seus direitos, participam dessa capacitação, que tem duração de 80 horas”, relata Barboza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter