Para fortalecimento da Atenção Básica, agilidade e redução de filas de espera, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está implantando, de 9 a 14 de agosto, em seis municípios, o serviço de Teledermatologia, que é um modelo funcional de diagnóstico via internet, por meio do portal do Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT).
A tecnologia inovadora utilizada pelo STT é desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD), explica o representante do Núcleo de Referência de Santa Catarina, Harley Miguel Wagner, que veio até o Acre para realizar a instalação e capacitação das equipes.
“O grande diferencial dessa forma de teledermatologia está na utilização de protocolos clínicos de registro fotográfico que possibilitam ao médico descrever a lesão, classificar o risco e, quando necessário, sugerir a conduta clínica na Atenção Básica”, salientou Harley.
O serviço será implantado em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Brasileia. Para a seleção dos municípios, foram considerados os critérios populacionais, estrutura física e organizacional e possibilidade de atendimento de pacientes de municípios vizinhos.
“Quando existe algum paciente com lesão dermatológica, os médicos do município fazem o pedido e o paciente é encaminhado para uma unidade que tenha um técnico capacitado para fazer as fotos das lesões e inserir no sistema próprio para o telediagnóstico em dermatologia”, explicou o coordenador adjunto do Telessaúde, Rodrigo Silveira.
A proposta é implantar oito pontos de Teledermato, sendo os outros na Policlínica Tucumã e no Núcleo Telessaúde, localizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, que irá atender ações do Programa Saúde Itinerante da Sesacre.
O serviço é financiado pelo Ministério da Saúde (MS) e está sendo instalado de forma estratégica, destacou o superintendente do MS, Éden Miranda: “Estou acompanhando a implantação desse importante serviço, que irá ajudar e colaborar para o diagnóstico de doenças de pele na nossa região”.