mercado de trabalho

Sehurb certifica mais de 300 alunos em cursos profissionalizantes

Garantir a dignidade humana é um dos compromissos da gestão de Gladson Cameli. Por isso, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehurb), promove ações sociais que garantem a formação profissional de moradores beneficiados com o programa de habitação do Estado.

Ao final dos três contratos dos cursos, serão mais de 900 pessoas certificadas. Foto: Neto Lucena/Secom

Como parte da ação, a Sehurb realizou nesta quinta-feira, 23, em Rio Branco, a cerimônia de entrega de  390 certificados de conclusão de cursos e o lançamento do novo cronograma de capacitações, que são executadas por meio de contrato firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AC).

Gizelda Ferreira: “Fiz seis cursos muito bons”. Foto: Neto Lucena/Secom

Gizelda Ferreira, moradora do bairro Vila Nova, contou: “Fiz seis cursos que foram muito bons, recebi total apoio dos professores e quero continuar fazendo outros, inclusive estou fazendo o de corte e costura. Essa é uma grande chance para as pessoas se qualificarem”.

Solange relatou que já obtém renda extra a partir das capacitações de que participou. Foto: Neto Lucena/Secom

Moradora do bairro Canaã, Solange Pereira fez sete cursos na área de panificação, doces e salgados. “É maravilhosa a oportunidade, pois ajuda muito quem não tem uma renda. Com esses cursos, comecei a trabalhar na fabricação e venda de alimentos, e minhas filhas também estão fazendo”, relatou.

Daiana destacou o papel social do governo do Estado. Foto: Neto Lucena/Secom

“A Sehurb vem desenvolvendo esse trabalho de capacitação social, aliado com a questão da moradia, pois o objetivo do governo é gerar também emprego e renda. Então nós não entregamos só casas, mas uma melhoria da qualidade vida desses cidadãos como um todo”, pontua a representante do chefe da pasta, Egleuson Araújo, a chefe de gabinete e assessora jurídica da Sehurb, Daiana Dellagostin.

João César Dotto, diretor do Senai, informou que as capacitações são voltadas principalmente para o empreendedorismo. Foto: Neto Lucena/Secom

“Neste momento temos três contratos, que irão capacitar quase 900 pessoas que são beneficiárias de programas sociais e de aceleração de crescimento. Atuamos na identificação junto ao órgão, as necessidades dos moradores, e promovemos capacitações que os preparam para o mercado de trabalho, voltadas principalmente para a área do empreendedorismo”, pontua  o diretor regional do Senai, João César Dotto.