Governo lança programa para capacitar reeducandos do sistema prisional

O governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), realizou nesta quinta-feira, 23, na Escola Maria Moreira, em Rio Branco, a Cerimônia de Lançamento do Programa Novo Olhar.

Serão ofertados 30 cursos de capacitação para 1.900 reeducandos. Foto: José Caminha/Secom

O projeto tem por objetivo ofertar cursos profissionalizantes para reeducandos do sistema prisional do estado. “É um projeto que vai contemplar a educação como prioritária para reinserção das pessoas com privação de liberdade ao mercado de trabalho”, explicou a diretora de Ensino do Ieptec, Mara Lima.

Diretora de Ensino do Ieptec apresenta metodologia do Programa Novo Olhar. Foto: José Caminha/Secom

A assinatura do termo de cooperação entre Ieptec e Iapen garante, por meio do programa, a oferta de 30 cursos de capacitação para 1.900 reeducandos. “É importante o governo possibilitar qualificação técnica e dentro do cumprimento da pena. Nossa meta é que todas as ações do sistema prisional com as outras secretarias possam ser voltadas para o melhor cumprimento da pena”, disse o gestor do Iapen, Glauber Feitoza.

Presidente do Iapen lembra a importância da parceria entre as instituições de governo. Foto: José Caminha/Secom

Na cerimônia também houve entrega de certificados a 13 apenados do curso de marceneiro pelo centro da Rede Ieptec, Roberval Cardoso. “A união entre as secretarias garante essa certificação. Agora, quando estiverem em liberdade, poderão ter um emprego”, afirmou o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley.

Momento da certificação dos concludentes do Curso de Marcenaria, do Ieptec. Foto: José Caminha/Secom

“Eu estou muito agradecido ao Ieptec pelo curso. Agora poderemos sair com uma nova vida e nos reintegrarmos à sociedade”, disse o concludente, A.L.S.

Reeducando em aula prática do curso executado pelo Cept Roberval Cardoso, da Rede Ieptec. Foto: Assessoria Ieptec

O secretário-chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni, representou o governador Gladson Cameli: “Ficamos felizes pela concretização de mais uma ação que vai ao encontro das propostas do governo: preparar a população para o mercado de trabalho”.

Lançamento do Programa Novo Olhar marca o fortalecimento da parceria entre Ieptec e Iapen no fomento à ressocialização. Foto: José Caminha/Secom

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter