Sehab realiza roda de conversa com moradores da Cidade do Povo

Nesta quinta-feira, 2, moradores da quadra 16 da Cidade do Povo participaram de uma roda de conversa com a equipe da Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab), para tratar sobre os projetos desenvolvidos pelo Estado em capacitação profissional.

Na oportunidade, os moradores relataram suas experiências com a nova moradia. Yan Soares, por exemplo, declarou que antes vivia num local insalubre por não ter condições de comprar um imóvel em outro lugar, mas sua história agora está bem melhor.

“Nós morávamos numa casa em madeira com condições insalubres. Sem banheiro, o local não era adequado para se viver, mas, graças a Deus, hoje temos uma casa num lugar com saneamento básico e qualidade de vida. Além disso, o Estado está presente, trazendo esperança profissional às pessoas que residem aqui”, disse.

De acordo com a gestora da Sehab, Janaína Guedes, a roda de conversa está dentro do projeto de pós-ocupação desenvolvido pelo governo do Estado visando conhecer melhor as famílias, saber sobre a adaptação de cada uma delas e como proporcionar uma integração entre os moradores, oriundos de bairros distintos.

Além disso, vai apresentar as propostas de qualificação profissional oferecidas pelo governo, orientando sobre a importância de as pessoas buscarem uma capacitação como forma de melhorar a renda das famílias. Durante a roda de conversa, os moradores da quadra 16 foram bastante participativos.

Realizando sonhos

Maria de Fátima Paz, que há três anos ganhou um imóvel na Cidade do Povo, relata sua história na moradia anterior em área de alagamentos e afirma que quando chegavam as primeiras chuvas no inverno amazônico, ela tinha que conviver com o medo de sua casa ser inundada novamente.

“Quando chegava o inverno era aquele sufoco. A gente ficava apavorada e sem dormir de tão preocupada. Eu pensava em morar em outro lugar, mas se vendesse a casa o dinheiro não daria para comprar nem parte de um terreno. Hoje estou numa casa maravilhosa, agradeço ao meu Deus e ao governador”, destacou a moradora.

Infraestrutura

Considerado o maior empreendimento habitacional do Acre, a Cidade do Povo abriga cerca de 16 mil pessoas. Os moradores do maior bairro planejado da capital dispõem de Centro de Referência de Assistência Social (Cras), mercado público municipal, uma escola de ensino médio e duas de ensino fundamental, duas creches, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um terminal de transporte coletivo, espaços de cultura e lazer com duas Praças da Juventude, onze praças esportivas e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), postos policiais e centro de formação profissional, entre outros que estão em fase final de execução.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter