Sehab realiza cerimônia de certificação no Jarbas Passarinho

Na última quarta-feira, 25, o governo do Estado certificou cerca de sessenta moradores do bairro Jarbas Passarinho que participaram dos cursos de salgadeiro, sobremesa, bolos e tortas e corte de cabelo masculino e feminino.

Foram quarenta horas de intenso aprendizado, sob a orientação de profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Para Albaniza Rêgo, o tempo foi suficiente para torná-la uma profissional em bolos e tortas.

”Estou muito feliz por concluir mais essa etapa na minha vida, me sinto preparada para colocar em prática tudo o que aprendi, inclusive já estou recebendo encomendas de pessoas que ficaram sabendo que meus bolos são bons, pretendo fazer outros cursos e aproveitar ao máximo essas oportunidades”, disse.

Albaniza Rêgo não esconde a satisfação de participar da capacitação (Foto: Sehab)

Era visível a satisfação de todos os envolvidos na capacitação. Pelo visto, o objetivo do projeto foi alcançado. Além da qualificação, as pessoas passaram a interagir melhor com os demais moradores.

Estefany Costa afirma que no curso conheceu pessoas que residem próximo à sua residência e que devido à rotina do dia a dia não se encontravam, mas que agora aumentou seu ciclo de amizades. Ela destaca a importância da capacitação gratuita e acessível a todos os moradores.

“Me sinto bem mais valorizada, além de aprender a fazer salgados conheci meus vizinhos que antes a gente nem se via na rua, formei uma nova família me sinto muito ais feliz. Sem essa oportunidade seria difícil eu fazer os cursos devido ao custo e a distância de minha casa, me sinto outra pessoa”, ressaltou Estefany.

A gestora da Sehab, Janaína Guedes, reafirma o compromisso do governo do Estado em gerar oportunidades de trabalho e renda das famílias.

“É notório que para se garantir no competitivo mercado de trabalho as pessoas precisam buscar o aperfeiçoamento profissional em diversas áreas do conhecimento. E o projeto de pós-ocupação reafirma o compromisso do governo do Estado com o sonho desses moradores. Estamos encerrando uma etapa e agora eles darão continuidade em suas vidas profissionais. É gratificante ver o empenho de cada um e poder participar desse processo”, destacou a gestora.

Como funciona o projeto

O Minha Casa, Minha Vida é um programa habitacional lançado pelo governo federal em 2009 com o objetivo de proporcionar ao cidadão brasileiro condições de acesso à moradia própria, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Para isso, o governo fornece condições especiais de financiamento, por meio de parcerias com estados, municípios e empresas sem fins lucrativos.

No Acre, as famílias beneficiadas com o programa são assistidas pela Sehab com o projeto de pós-ocupação, o qual prevê a assistência cultural, educativa e capacitação profissional visando a integração das famílias, tendo em vista serem oriundas de diferentes bairros.

A escolha dos cursos se dá a partir de pesquisa realizada com os moradores para identificar e suprir quais as necessidades das famílias.

Para atender às demandas, a Sehab, em parceria com Caixa Econômica Federal, contrata as instituições de ensino para ministrar a capacitação e em seguida a orientação de como gerir o próprio negócio.

Ao todo mais de 6 mil pessoas já foram contempladas com os programa que atende a moradores dos bairros Cidade do Povo, Abunã, Jarbas Passarinho, Rosa Linda I, II e III e Eldorado I e II.

 

 

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