Sehab promove curso de salgadeiro a moradores do Jarbas Passarinho

Moradores do Loteamento Jarbas Passarinho, em Rio Branco, concluíram mais um processo de capacitação nesta semana. Com carga horária de 40 horas, o curso de salgadeiro é uma oportunidade para as pessoas que buscam uma vaga no mercado de trabalho nesse setor.

Ao todo, 14 alunos participaram da capacitação, com instruções sobre preparo de massas, escolha de ingredientes, formas de armazenamento, sabores, higiene dos objetos, locais utilizados para fazer os produtos e tempo de fermentação da massa, entre outros.

No encerramento do curso os alunos mostraram na prática o que aprenderam durante as aulas. A turma preparou diversos sabores de pizzas e salgados. Na opinião do professor Osvaldo Silva, os alunos estão preparados para atender a demanda de mercado.

“É bem verdade que a prática aperfeiçoa, mas eles já estão preparados para fazer os produtos a partir do que foi repassado no decorrer do curso. Todos saem daqui prontos para fazer sucesso na produção de salgados e pizzas”, disse Silva

Uma das integrantes da turma, Estafany Costa afirma que a capacitação mudou sua rotina, trazendo mais ânimo no dia a dia. “Pretendo fazer salgados para atender minha família e melhorar a renda. Além disso, eu me sinto bem mais valorizada. A partir de agora não vou mais ficar parada dentro de casa sem fazer nada, tenho uma atividade para colocar em prática”, disse.

Uma das propostas dos cursos é promover espaços de convivência entre os moradores, que muitas vezes moram tão próximos mas não se conhecem. A proposta foi compreendida por todos. Dalgiza de Souza afirma que fez novas amizades e pretende montar o próprio negócio.

“Eu tinha uma noção de como fazer salgados e busquei aprender novas técnicas para montar meu lanche. Aqui fiz novas amizades com minhas vizinhas que antes eu não conhecia. Meu ciclo de amizade aumentou e aprendi muito mais. Estou muito satisfeita com esse apoio para nós aqui do Jarbas Passarinho”, ressaltou Dalgiza.

O curso é realizado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab), responsável pela contratação de instituições de educação profissional. No loteamento Jarbas Passarinho, os cursos foram ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter