Uma operação realizada no último domingo, 6, recuperou mais de 20 baterias elétricas utilizadas em torres do setor de telefonia no Acre. As operadoras telefônicas denunciaram o furto desses produtos e a polícia começou a investigar.
Após uma semana de trabalho do setor de Inteligência, a ação coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) foi desencadeada no Segundo Distrito de Rio Branco pelas Polícias Civil e Militar durante um evento de som automotivo na manhã de domingo e seguiu até a madrugada desta segunda-feira, 7.
“Essas baterias têm rastreador de radiofrequência instalados nelas, que com um equipamento específico é possível detectar em até 2 metros de distância dela se a numeração confere com as que foram furtadas das operadoras telefônicas. Nossas equipes trabalharam durante todo o domingo inspecionando veículos e conseguiram lograr êxito”, explicou o coronel Glayson Dantas, secretário adjunto da Sesp.
Durante a ação coordenada pelo major Evandro Bezerra e pelo delegado Alcino Júnior, uma motocicleta com restrição de roubo/furto também foi recuperada. Quatorze proprietários dos veículos foram conduzidos à Delegacia de Flagrantes e responderão pelo crime de interceptação, quando a pessoa compra um produto furtado ou roubado. Agora, a Polícia Civil dará continuidade às investigações para identificar e prender os criminosos responsáveis pelos furtos e as vendas.
“Essa ação é muito mais pedagógica para mostrar à sociedade que não vale a pena comprar produtos de origem duvidosa, é um barato que sai caro. Estamos trabalhando de maneira integrada com as operadoras telefônicas e, muito em breve, teremos mais respostas e também novos mecanismos para facilitar a recuperação não somente de baterias elétricas, mas também de smartphones”, finalizou Dantas.